Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Maio de 2024
Notícia
27/06/2015 | Consultas do serviço municipal de saúde passam de 240 mil e chegam a quase 67% dos itapirenses

            Balanço das atividades do Serviço Municipal de Saúde, elaborado pela Secretaria de Saúde de Itapira, mostra que nos primeiros cinco meses deste ano quase 67% dos itapirenses foram atendidos com consultas médicas. O total de consultas chegou a 240.928 de janeiro a maio, mostrando a capacidade do sistema e a eficiência no atendimento à comunidade.

            No relatório da Secretaria de Saúde, as consultas em clínicas básicas somam o maior número, chegando a 180.632 até maio. Elas compreendem os atendimentos em obstetrícia e ginecolocia, em pediatria, em odontologia e outras, tanto nas Unidades Básicas de Saúde como no Programa de Saúde Familiar.

            O segundo maior número diz respeito às consultas no Pronto Socorro e no Hospital Municipal, que somaram 48.534. Neste total inserem-se especialidades como pediatria, obstetrícia e pequenas cirurgias, entre outras.

            Finalmente, a Secretaria Municipal de Saúde também computou 11.762 consultas nas chamadas clínicas especializadas, que são aquelas que têm encaminhamento das UBSs e eventualmente do Pronto Socorro, entre outras origens. Com elas, os pacientes dão andamento a tratamentos mais complexos, sempre com apoio integral do Serviço Municipal de Saúde.

            Na média, o Serviço Municipal de Saúde ofereceu, por mês, 48.185 consultas. Em termos absolutos, o pico de atendimento aconteceu em março nas três modalides, quando foram registradas 45.897 consultas nas UBSs e PSF, 2950 nas clínicas especializadas e 10.547 no Pronto Socorro e no Hospital Municipal de Itapira. A média mensal de 48.185 corresponde a perto de 67% da população, se comparado o número com a projeção de habitantes de Itapira do IBGE.

            O número de consultas reflete as determinações do prefeito José Natalino Paganini para o setor, de acordo com o entendimento de que a população deve receber atenção permanente e em tempo integral para seus tratamentos de saúde e para a prevenção de doenças. Por conta disso, ele determinou, desde 2013, a realização de investimentos importantes em todos os setores da Secretaria de Saúde, incluindo o treinamento e a capacitação de profissionais, a adequação e modernização dos espaços de atendimento, a compra de novos equipamentos e, finalmente, a reforma do Pronto Socorro Municipal e da cozinha e do terceiro andar do Hospital Municipal. As medidas, implantadas pela secretária de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, tem se refletido na melhor qualidade de vida da população e em uma aprovação bastante elevada dos serviços, conforme as manifestações que estão sendo recolhidas neste momento nas pré-conferências de Saúde. “Estamos investindo na Saúde dos itapirenses e continuaremos, apesar da fortíssima crise nacional, a fazer estes investimentos”, informou o prefeito José Natalino Paganini.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

767 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções