Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
06/01/2016 | Copaíba faz balanço das atividades de 2015

 Em 2015 a Copaíba completou 16 anos e o trabalho realizado, em defesa da Mata Atlântica, resultou em um balanço positivo nesse ano.

No Viveiro Florestal Copaíba estiveram em processo de produção 280 mil mudas de mais de 100 espécies nativas da Mata Atlântica. Foram expedidas mais de 200 mil mudas do viveiro, ou seja, mudas destinadas ao plantio de projetos de restauração florestal da própria instituição e de terceiros.  

Além da produção, a Copaíba também plantou 12.600 mudas em 11,44 hectares, através do projeto Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água na bacia do Rio do Peixe, financiado pelo FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos. É válido lembrar que não basta só plantar as mudas, é imprescindível o cuidado também após o plantio. Nesse ano de 2015, foram feitas manutenções em mais de 50 hectares (500 mil m2) de áreas em processo de restauração, considerando coroamento das mudas, controle de formigas, adubação, controle do capim, entre outras atividades. A manutenção dessas áreas representa o cuidado direto de 50 mil mudas, que estão se tornando árvores nos municípios de Socorro e Serra Negra/SP.

 

Diversas ações de sensibilização ambiental foram realizadas. Por meio delas, foram atingidas, diretamente, mais de 1600 pessoas, que participaram de palestras, plantio educativos, do programa “Conhecendo o Viveiro”, entre outras atividades práticas desenvolvidas com diferentes públicos. “Consideramos que essas pessoas atingidas pelas ações de sensibilização ambiental tornam-se multiplicadores desse conhecimento. Consequentemente mais pessoas, além dessas 1600, estão sendo sensibilizadas para a conservação e restauração da Mata Atlântica”, comenta Flávia Balderi, Secretária Executiva da Copaíba.

 

Para desenvolver todo este trabalho é preciso mobilizar a sociedade, para isso a Copaíba desenvolveu ações de políticas ambientais, participando de reuniões, fóruns e colegiados federais, estaduais e municipais. Dessa forma a instituição pode contribuir para melhorias nas políticas ambientais aplicadas em cada município de atuação.

A Copaíba tem o prazer de compartilhar as conquistas e os desafios superados em 2015. O relatório anual completo estará disponível para consulta no site www.copaiba.org.br a partir de março de 2016.

 

Essa e outras atividades da Copaíba podem ser acompanhadas também pelo facebook/associacaoambientalistacopaiba.

 



Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1314 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções