12/06/2015 | CPI das Bikes vai propor melhorias na segurança de ciclistas no Rio de JaneiroA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bikes, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi instalada hoje (12) para investigar denúncias de roubo de bicicletas e revenda das peças, além de criar mecanismos para melhorar a situação do ciclista na cidade.
Presidida pelo vereador Jefferson Moura, a CPI deverá propor também a criação de uma delegacia de atendimento especializado ao ciclista, além de um grupamento ciclístico de patrulhamento para garantir a segurança na cidade.
A segurança no trânsito também será uma questão tratada pela CPI, devido aos problemas que os ciclistas enfrentam no dia a dia. Por causa de muitos acidentes com ciclistas, geralmente causados por motoristas de ônibus, a comissão vai propor à Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), ações de educação no trânsito para motoristas com o objetivo de tentar diminuir o número de acidentes.
A comissão tentará ainda inserir a bicicleta como um modal sustentável de transporte na cidade do Rio, a exemplo de outras grandes metrópoles.
"Vamos atuar como intervenção em relação à situação da violência no trânsito contra o ciclista e o próprio pedestre. Os últimos dados do Datasus [Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde], por exemplo, indicam mais de uma morte por mês no Rio de Janeiro por atropelamento de ciclista", disse Moura.
Segundo ele, o grupo está preocupado com o roubo, o desmanche e as denúncias recebidas sobre venda de peças de bicicletas por empresas que comercializam irregularmente esse material, até mesmo em sites na internet, e vai buscar mecanismos que inibam tais práticas.
"Nós já estamos investigando. Recebemos denúncias, temos dados que mostram esse comércio em lojas físicas e na negociação nos portais de venda, onde existe uma maioria absurda de bicicletas ou peças sem origem fiscal. É essa movimentação que tem gerado a demanda do roubo. A bicicleta é roubada para ser desmontada ou ser revendida, em especial por anúncio, porque não é preciso sequer indicar o CPF para anunciar", disse o presidente da comissão.
A CPI também pretende promover audiências públicas e debates com representantes do Poder Público, dos ciclistas, dos cicloativistas e da sociedade civil organizada, para fazer um levantamento de dados e requerer das autoridades informações sobre projetos e iniciativas para estimular o uso da bicicleta, levando em conta as necessidades dos ciclistas e pedestres no lazer e no esporte e como modal de transporte.
"É importante fomentar essa questão e fazer uma junção de um conjunto de medidas e propostas que já existem, mas estão muitas vezes fragmentadas, seja em organizações não governamentais, em entidades de representação ou nas próprias instâncias do governo. Vamos buscar fazer essa articulação e responder investigando e propondo soluções para a cidade", ressaltou Moura.
No fim da CPI, será elaborado um relatório em conjunto com os diversos atores envolvidos na discussão, com a apresentação de um caderno de sugestões composto por ações, iniciativas e programas referentes ao uso da bicicleta como modal de transporte, a fim de subsidiar a formulação do plano de mobilidade urbana sustentável do Rio de Janeiro, que será entregue ao Poder Executivo.
Editor Jorge Wamburg,http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-06/cpi-das-bikes-vai-propor-melhorias-na-seguranca-de-ciclistas-no-rio-de-janeiro
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização