Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Julho de 2025
Notícia
29/09/2011 | Cubanos poderão comprar e vender carros novos e seminovos a partir de sábado

A partir de sábado (1º), os cubanos poderão comprar e vender automóveis novos e seminovos. Pela legislação em vigência, os cubanos só podem transferir a propriedade de carros fabricados até 1959 – ano da Revolução Cubana. A decisão integra o pacote de reformas econômicas, lançado no ano passado, pelo presidente de Cuba, Raúl Castro.

Um dos símbolos de Cuba são os carros que seguem o padrão norte-americano, dos anos de 1950, quando o país ainda estava sob poder do então presidente Fulgencio Batista, ligado ao governo dos Estados Unidos. Por essa razão, é possível encontrar circulando nas ruas de Havana e de todas as cidades cubanas modelos antigos de veículos.

Porém, as novas normas determinam que a venda de carros novos só será permitida com o uso de dólares ou em pesos convertíveis, os chamados Cus. A medida é considerada impeditiva para a maioria da população, pois os cubanos recebem salários em moedas locais que não podem ser convertidas. A exceção são os que trabalham para empresas estrangeiras em Cuba.

A compra dos carros exige ainda o pagamento de um imposto de 4% sobre o valor total do veículo e mais uma autorização do Ministério dos Transportes. A maioria da população poderá comprar carros produzidos após 1959 de estrangeiros ou de pessoas autorizadas a importar veículos produzidos na antiga União Soviética.

Artistas, atletas, funcionários do governo e algumas pessoas, consideradas casos específicos, já têm autorização para importar carros e também poderão vendê-los. Desde que recebeu o poder do irmão, Fidel Castro, em 2008, Raúl defende reformas para a abertura da economia cubana.

Em decorrência do embargo, imposto pelos Estados Unidos em 1962, Cuba enfrenta restrições que atingem diretamente a população. Nos supermercados, a venda de alimentos e bebidas é limitada e faltam vários produtos. Uma das principais carências no país é por combustíveis.

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1059 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções