Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Maio de 2024
Notícia
14/10/2013 | CVT transforma sala de aula em oficina para aplicação de curso de solda industrial

 

Fernanda com o instrutor Sebastião: curso requisitado

 

 

 Frequentadores habi­tuais do CVT (Centro de Valorização do Trabalho) “Prefeito José Casimiro Rodrigues” notaram desde o início deste mês uma mo­vimentação atípica. Numa das salas de aula localizada no final do corredor que dá acesso à aplicação dos diversos cursos ministrados pelo organismo, barulho, clarão e um odor caracte­rístico de determinadas linhas de montagens in­dustriais sinalizava que no local algo diferente estava ocorrendo.

A educadora Maria Fernanda Venturini Santa Luccia, diretora do CVT, informou que o local foi adaptado para receber um curso de formação profissional definido por ela como top nas manifes­tações feitas pela maioria dos empresários consul­tados pelo órgão sobre quais cursos deveriam ser priorizados como forma de ajudar as empresas locais a enfrentar a falta de mão de obra qualifica­da. E a maioria indicou o curso de soldador. “Logo no início desse ano nos reunimos com diversos representantes do em­presariado realizando uma sondagem sobre as diferentes expectativas que eles possuíam sobre a questão da qualificação profissional, uma forma de planejarmos melhor a contratação dos cursos que estamos aplicando. O curso de soldador aparece entre os cinco mais recla­mados”, reforçou.

Prosseguindo, Fernanda disse que quase que ime­diatamente percebeu as dificuldades que cercam a contratação desse tipo de treinamento. “É um treinamento que é mui­to requisitado e por isso tivemos que nos esforçar muito para conseguir trazê­-lo”, revelou.

O resultado prático é que foram criadas, com a chancela do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) seis turmas com 10 inscritos em cada uma, cujo aprendizado come­çou a se desenhar no dia 30 do mês passado com a chegada do instrutor Sebastião Vanir Correa de Melo, que tem 38 anos de profissão e há 27 anos atua como instrutor do SENAI. Antes de ser de­signado para Itapira ele era o responsável pelo treinamento de cerca de 100 funcionários de um fa­moso estaleiro baseado no Guarujá, litoral sul de São Paulo, que tem contratos para suprir necessidades da Petrobrás na exploração do Pré-Sal.

Etapas

Melo explicou que seu trabalho no município é mais complexo pelo fato de ter que ensinar o ‘beabá’ da profissão para muitos dos inscritos no curso de treinamento. “Alguns es­tão aprendendo o básico, com possibilidade de ad­quirirem conhecimento para um nível maior de especialização. Caso façam o curso da forma como es­peramos, poderão atender diferentes necessidades do mercado de trabalho”, contou.

Com aulas nos perío­dos da tarde e da noite, Correa de Melo atende, além de iniciantes, profis­sionais que já trabalham como soldador mas que querem um treinamento mais específico. Ele tem à disposição máquinas, equipamentos, material de consumo e cerca de quatro toneladas de mate­rial ferroso e não ferroso, cortados na medida certa para o treinamento que está aplicando.

Entre os novatos exis­tem três mulheres. Luana Aparecida Rosa Coraça, 22, disse que está desem­pregada e antes de se ma­tricular ganhava algum dinheiro como diarista. Foi avisada do curso por um amigo e se inscreveu. Ela disse que sentiu algu­ma dificuldade no início, assegurando que já está dominando a técnica da soldagem por eletrodos e que espera progredir na profissão. Outras colegas ouvidas avaliaram a situa­ção pela mesma ótica, ou seja, vale a pena aprender uma nova profissão, cuja remuneração no chão de fábrica está entre as me­lhores.

Fernanda confidenciou que já está trabalhando para a permanência do curso por pelo menos mais uma temporada. “Mui­tos empresários quando souberam da instalação do treinamento nos pro­curaram para matricular seus funcionários. Evi­dentemente que estamos analisando cada pedido e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atender a todos os pedidos”, garantiu.

 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1480 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções