Billy the Kid nasceu em Nova York, acredita-se, mas se mudou com a mãe e os irmãos, após a morte do pai, para o Colorado. Ele era rápido no gatilho, contabiliza-se vinte e um pessoas mortas por ele, o número certo, porém, ninguém sabe. Por isso, foi caçado no sul dos Estados Unidos e norte do México.
O único retrato autêntico do célebre criminoso, guardado por todo esse tempo pela família de San Dendrick, que ganhou do próprio Billy, foi leiloada nos Estados Unidos e atingiu R$ 3,7 milhões.
A foto foi tirada em 1879 em Fort Summer, no Novo México, gravada em placa de metal, mostra Billy em roupas de caubói e chapéu, olhando direto para câmera e descansando a mão sobre um rifle Winchester. Imagem clássica de um fora-da-lei do Velho Oeste, segundo o porta-voz da casa de leilões Brian Lebel, em Denver, Melissa McCracken.
“Só existe uma foto de Billy the Kid, e acho que é por isso que ela cativa tanto a imaginação das pessoas.”
O colecionador privado William Koch, que pagou pela imagem seis vezes mais que os leiloeiros esperavam.
Billy the Kid foi capturado e sentenciado à morte por enforcamento pela morte de um xerife em 1878, mas escapou, para ser morto pelo xerife Patrick Floyd Garrett, no dia 14 de julho de 1881.