Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Abril de 2024
Notícia
31/05/2015 | Editoriais A Cidade: Quando o mal vem para o bem

O mundo sempre soube, mas fazia de conta que nada tinha a ver com isso. A FIFA é o órgão máximo da paixão nacional: o futebol. Para nós brasileiros, era Deus no Céu e a Federação Internacional de Futebol na Terra, afinal essa associação nos colocou acima de todos os países em cinco oportunidades, seus campeonatos faziam a gente se reunir em frente à televisão ou grudar no rádio para depois sair às ruas para comemorar. Dos últimos 50 anos, trinta e nove teve um brasileiro à sua frente, conseguindo proezas que nem mesmo a ONU conseguia. Agora a gente desconfia o porquê de tanto poder: propinas e enriquecimento ilícito, fora as mordomias.

Curiosamente, a Copa do Mundo no Brasil nos ensinou o que era o Padrão Fifa. Nas manifestações de junho de 2013 pedia-se que a educação, a saúde e o transporte tivessem também o Padrão Fifa. Estamos descobrindo que esse “padrão” ronda este país, todos os setores, faz tempo, inclusive o futebol, que a gente, também, sempre desconfiou, mas deixava ficar barato.

Os escândalos do mensalão, dos trens e metrô de São Paulo, da Petrobras e tantos outros que a nossa memória nem consegue resgatar parece que não foram suficientes para descobrimos o quanto nós perdemos com a roubalheira desenfreada. Espera-se que o escândalo da FIFA reflita na CBF, alveje os grandes times de futebol, envolva as torcidas e se aproxime do conjunto da população. Afinal, surrupiar recursos da saúde e da educação, por exemplo, vá lá, mas desviar dinheiro e enfraquecer o nosso time do coração, aí já demais.
 
 
Fonte: Editoriais A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1513 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções