Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
23/09/2016 | Em três meses, CREAS insere oito pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 Criado entre abril e julho com o apoio do Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), o Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência tem rendido bons frutos no que diz respeito à inclusão social. O projeto pioneiro na região tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares e garantir os direitos das pessoas com deficiência.

O serviço é ofertado pela Secretaria de Promoção Social através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e contempla atendimento com terapeuta ocupacional, cadastro, encaminhamentos diversos, articulação entre entidades, orientações a respeito de programas de transferência de renda e benefícios, acompanhamento de familiares e orientação e encaminhamento para qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “Esse é um dos serviços que cabe ao CREAS e já era feito, mas de maneira muito mais tímida e conduzido principalmente por denúncias. Porém, agora ele foi ampliado e estamos com um bom início. É um trabalho de valorização dos deficientes, de importância muito grande”, enfatizou a psicóloga e coordenadora do CREAS, Vânia Maria Peres Kleis.

Elaborado entre os meses de abril e junho pelo CREAS em parceria com o Condef e orientação da Recapp Treinamentos, o projeto conta hoje com cerca de 30 cadastros de pessoas com deficiência e oito inserções no mercado de trabalho. “Nós fazemos o atendimento dessas pessoas com deficiência, preenchemos um cadastro e procuramos a melhor forma de atendê-las, seja com encaminhamentos, orientações e monitoramento. Em pouco tempo conseguimos emprego para oito pessoas através da elaboração do currículo adaptado e parceria com o PAT e com empresas locais”, disse Rose Martucci, terapeuta ocupacional do CREAS.

Com intuito de conscientizar empregadores, o Ministério do Trabalho promove nesta sexta-feira, 23, o Dia D – Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência com abrangência nacional e que tem por objetivo aproximar empresas e profissionais, através da realização de entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência. “Nós fazemos isso aqui diariamente, então para nós será um dia de intensificar a divulgação do serviço oferecido pelo CREAS”, completou Martucci.

O cadastro de pessoas com deficiência (física, mental ou proveniente de sequelas de acidentes ou doenças) pode ser feito as terças, quartas e sextas-feiras das 07h30 às 12h30 no CREAS, que fica à Rua 13 de Maio, 306, bairro São Benedito. Para melhor atendimento, é necessário um agendamento prévio pelo telefone (19) 3863.8111. “Esse é um trabalho que tende a crescer cada vez mais. Em pouco tempo já evoluiu muito bem e começou a dar seus primeiros frutos. E nossa expectativa é que melhore cada vez mais, pois aos poucos as pessoas estão tomando conhecimento e nos procurando”, afirmou Vânia. “Nosso objetivo é conseguir realizar o cadastro de todas as pessoas com deficiência do município para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor e que atenda às necessidades de cada um”, finalizou Rose Martucci.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1313 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções