Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
21/11/2014 | Equipamentos da IMBIL passam a integrar projeto de transposição do Rio São Francisco

A direção da IMBIL anun­ciou nesta semana o envio de quatro bombas especial­mente desenvolvidas para atender as necessidades do Governo de Pernambu­co dentro do processo de construção do conjunto de obras bancado pelo governo federal para a transposição do Rio São Francisco, uma das mais complexas obras públicas executadas em todo o mundo, atualmente. A obra, prevê a construção de quase 470 quilômetros de canais, além de estações de bombeamento, que irão beneficiar 390 municípios de quatro estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Iniciadas em no final de 2006, as obras deveriam estar concluídas este ano, mas deverão ser entregues em sua totalidade até 2017. Estima-se que serão consu­midos em torno de R$ 10 bilhões em valores atuali­zados.

Segundo informou a di­reção da empresa , a IMBIL venceu uma concorrida li­citação da Companhia Per­nambucana de Saneamento , a Compesa, para a entrega de quatro grandes conjuntos de motobombas, destinadas para a etapa denominada Adutora do Agreste, que compreende a construção de uma rede com 1,3 mil quilômetros de tubulação, que levarão para a população dos municípios beneficiados um volume calculado em torno de quatro mil litros por segundo de água tratada. Assim que concluída esta etapa, serão diretamente beneficiados 68 municípios, sendo 67 do agreste e um do sertão pernambucano. Estima-se que dois milhões de pessoas serão direta­mente beneficiadas.

Além do quesito tecnolo­gia de ponta - todo o projeto mecânico e hidráulico foi de­senvolvido na própria IMBIL -, o equipamento chama a atenção por sua robustez. Cada um dos conjuntos, formados por base, motor e a bomba propriamente dita, pesa 32 toneladas. Têm capacidade para fornecer 5.800 metros cúbicos de água por hora - ou exata­mente 5.800.000 de litros a cada 60 minutos. Para chegar ao estágio de precisão, o Departamento Técnico da IMBIL utilizou softwares que simularam todas as etapas de produção até uso real dos equipamentos, cuja vida útil é estimada em pelo menos 50 anos, podendo ultrapassar a um centenário.

Conforme explicou o gerente industrial Gus­tavo Augusto Massaro, a utilização de tecnologia de ponta permite que as mo­tobombas operem com o menor consumo possível de energia, o que torna o custo-benefício altamente vantajoso. Segundo ele, ao aliar alta performance com menores custos de manutenção, a IMBIL provou ter o melhor projeto e por isso venceu a concorrência, competindo com as maiores empresas do mundo deste segmento de atividade.

Números

Os números aferidos pelos equipamentos im­pressionam. Têm uma capacidade de pressão de 142 metros de coluna de água, com rendimen­to de 86%, o que confere ao produto da IMBIL a chancela de excelência em classificação energética. Massaro esclareceu ainda que todo o processo de produção passou por rigo­roso controle de qualidade, incluindo-se o controle da composição química e de propriedades mecânicas dos materiais aplicados. “Foram realizados testes de validação dimensional, de estanqueidade e de funcionamento do con­junto montado também”, elencou.

Segundo sua expli­cação, o motor de cada um dos conjuntos tem potência de 3.700 HP, o equivalente a potência obtida na motorização de37 automóveis Gol, zero quilômetro, o que permite imaginar a di­mensão da capacidade de bombeamento das motobombas.

O diretor-executivo, En­genheiro Vladislav Siqueira, mais uma vez tomou frente no anúncio do despacho dos equipamentos, reu­nindo para uma sessão de fotos todos os colabo­radores, agradecendo e parabenizando toda equipe por mais esta conquista, destacando que a empre­sa é auto suficiente para desenvolver, produzir e testar dentro de seu par­que fabril, e sendo uma empresa 100% brasileira.

O colaborador Ricardo Henrique de Souza junto com Vladis

 

Vladis e o colaborador Fábio Pereira da Cruz

Projeto impressiona por sua robustez e eficiência

Processo de fundição dos componentes primou por elevada técnica e precisãode

Vladis, Gustavo Massaro, Gleidmilson ( Pepê) e Fábio Cruz junto a dois dos conjuntos que foram despachados nesta semana para o serão de Pernambuco

 

Projetos ambiciosos colocam empresa num patamar superior

A IMBIL vem se capacitando para se tornar, dentro de pouco tempo, uma das mais sólidas e competitivas empresas do seu ramo de atividade em todo mundo. A estratégia de apostar em projetos de grandes dimensões vem sendo executada passo a passo e os primeiros resultados têm sido animadores.
Em abril de 2013 a empresa despachou para o litoral sul de São Paulo três conjuntos, adquirido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que já contribuem para a normalidade dos serviços de abastecimento de uma das regiões mais populosas do estado de São Paulo.

 

Em julho do mesmo ano a IMBIL despachou para a cidade mineira de São Gonçalo do Rio Abaixo cinco conjuntos de bombas acopladas a motores elétricos que integram um sistema de transmissão a base de polias e correias para transporte deminério de ferro, especialmente desenhados para atender as necessidades da Vale, uma das maiores mineradoras do planeta. E no comecinho deste ano a IMBIL despachou para a região norte do país, mais especificamente no norte do Estado do Pará, outro equipamento que chama a atenção também por suas dimensões e eficiência. Foi projetado e construído para atender às necessidades do mundialmente conhecido Projeto Jari.
 
Vladislav junto ao equipamento que atende as necessidades da Companhia Vale
 
O impressionante equipamento que foi despachado no começo deste ano para o extremo norte do país
 
Em abril de 2013 a IMBIl celebrou a entrega de equipamentos projetados para atender à SABESP

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1280 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções