Estadualização da estrada Itapira/Mogi Guaçu:
Sem fornecer documentação, prefeitura pode fazer cidade perder investimento de R$ 30 milhões
Novamente a atual administração é cobrada pelo não envio ao governo do Estado de documentação necessária para a realização de obras públicas. Dessa vez, a conquista que está em jogo é a estadualização da estrada vicinal “Antônio Joaquim de Moura Andrade”, que liga Itapira a Mogi Guaçu. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 30 milhões em várias obras de melhorias na via.
Vale lembrar que a solicitação para a estadualização da estrada foi feita pelo deputado itapirense Barros Munhoz ao governo estadual. O governador Geraldo Alckmin, quando esteve em nossa cidade para inaugurar a ETEC, em 6/05/11, fez o anúncio da obra: “Nós vamos assinar o decreto estadualizando a vicinal entre Itapira e Mogi-Guaçu. Deve o Estado assumir a responsabilidade: sua manutenção e seus investimentos”, disse o Governador na ocasião.
Como até hoje a prefeitura não enviou os documentos necessários, na última terça-feira, 12, Munhoz enviou seu quarto ofício ao prefeito Toninho Bellini solicitando os documentos faltantes para a execução das obras. Munhoz já havia mandado outros ofícios com a mesma solicitação em setembro de 2011 , em janeiro e maio deste ano. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também notificou a prefeitura em agosto de 2011. Diante desse triste quadro, a estadualização corre o risco de ser perdida.
Hoje, a manutenção da estrada é competência dos Municípios (Itapira e Mogi Guaçu). Com sua estadualização, passará a ser responsabilidade do Estado. Vale destacar que a estrada Itapira/ Mogi Guaçu corresponde a vicinal Antônio Joaquim de Moura Andrade, da SP- 147 e SP- 352 até a SP – 342, ligando Itapira a Mogi Guaçu e a Espírito Santo do Pinhal (ligação do Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais com a Média e Alta Mogiana), num total de 23 km. Com a estadualização, estão previstas as seguintes melhorias: recuperação de pavimentação, asfaltamento de acostamentos e instalação de sinalização de apoio, para que desta forma fique dentro dos padrões de segurança que são exigidos em uma rodovia estadual.