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Itapira, 07 de Maio de 2024
Notícia
03/01/2014 | Estrada Itapira/Mogi-Guaçu agora é SP (Estadual).

 

estrada Itapira/Mogi-Guaçu é a primeira estrada paulista estadualizada nos últimos cinquenta anos. A medida foi assinada pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 2, no Palácio dos Bandeirantes, diante do deputado Barros Munhoz, do prefeito José Natalino Paganini, dos secretários, vereadores e cerca de 100 itapirenses integrantes de uma forte comitiva de apoio. Prestigiaram o evento os secretários Saulo de Castro Abreu Filho ( Logística e Transportes) e Fernando Grella Vieira (Segurança Pública) e o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni.


 

Geraldo Alckmin, em discurso, declarou que normalmente estradas ou trechos das estaduais são municipalizadas para atenderem às necessidades do município, como por exemplo, aquelas que cortam as cidades, e destacou: “não é justo a prefeitura estar investindo na rodovia que serve o estado inteiro, até outros estados, como no caso, Minas Gerais.”

O secretário de Logistica e Transportes, Saulo de Castro, informou que o DER cuida de quinze mil quilômetros no Estado de São Paulo e que agora passará a cuidar dos 15 mil e 22,5 km (trecho Itapira/Mogi).

Barros Munhoz lembrou que a conquista da estrada é um grande exemplo de como um deputado coloca a força do mandato a serviço das causa da região que representa. Contou que houve um momento que ele “exigiu” do então governador Quércia a interligação das duas cidades: “Hoje a estrada tem movimento maior que mais de sessenta por cento das estradas paulistas”. Munhoz destacou, ainda, que além de tirar dos municípios de Itapira e Mogi-Guaçu o pesado fardo da manutenção de uma estrada muito movimentada e oferecer mais segurança aos usuários, a implantação do padrão paulista de estradas vai impulsionar o desenvolvimento regional oferecendo às empresas áreas mais planas e estrada com grande potencial de escoamento da produção: “vai ser um instrumento vital de desenvolvimento regional.”

Para o prefeito Paganini que já tinha considerado a FATEC como um presente de Natal inesquecível para Itapira, recebeu agora a estadualização da Itapira/Mogi como um “bom princípio de Ano Novo” especialíssimo com os novos horizontes que se abrem, salientando a importância da parceira com o governo do estado, tendo o deputado Barros Munhoz na ligação, usando toda a força do mandato, prestígio e respeito conquistados sempre em benefício de Itapira e região.  

A estrada Itapira/Mogi- Guaçu, denominada Antônio Joaquim de Moura Andrade, tem 22,536 quilômetros, sendo 12,155 km no município de Itapira e 10,381 em Mogi-Guaçu.

Com a medida assinada o governo agora abrirá os estudos para o enquadramento do trecho no padrão paulista de estradas. O projeto executivo custará ao estado cerca de R$ 1,2 mil e as obras, depois de licitadas, alcançarão a casa dos R$ 40 milhões para a recuperação da pavimentação, acostamentos, acessos e sinalizações. A partir de agora, a manutenção é da responsabilidade do Estado e será feita com o mesmo padrão das estradas estaduais.

Histórico:
 
Barros Munhoz começou a lutar pela construção da vicinal Itapira/Mogi-Guaçu durante o primeiro mandato como prefeito de Itapira. Em 1986, eleito deputado estadual, ganhou força e aumentou a pressão junto ao governo estadual. No final dos anos oitenta, conseguiu a construção, mas esbarrou no alto custo de construção de duas pontes, uma sobre o Rio do Peixe e outra sobre o Ribeirão da Penha, que segundo o projeto executivo ficavam mais caras que a construção da estrada inteira, sem recursos ganhou uns tempos de gaveta. Depois de prestar grandes serviços ao parlamento paulista e ao poder executivo, Munhoz conseguiu do Governador Orestes Quércia a liberação dos recursos necessários. No início dos anos noventa as obras foram iniciadas.
 
A vicinal buscava integrar dois municípios, Itapira e Mogi-Guaçu, e oferecer acesso para a cidade de Espirito Santo do Pinhal. Com o passar do tempo a estrada acabou absorvendo grande fluxo de veículos colocando a pequena rodovia de pista simples entre as de maior trafego do estado. Itapira que detém 12,5 km e Mogi-Guaçu, 10 km, não mais suportavam os altos custos e a frequência de manutenção, levando à estrada altos riscos de acidente, além do aumento no tempo de percurso. A estadualização passou a ser emergencial e imprescindível.

 

Mas o processo de estadualização de estradas não é simples. Além da vontade política favorável dos governadores Serra e Alckmin, a burocracia entrou em campo e passou a exigir das prefeituras de Itapira e Mogi-Guaçu toda sorte de procedimentos. Finalmente, o calvário terminou. Nesta quinta-feira, Geraldo Alckmin assinou o decreto de estadualização sob os olhares agradecidos do prefeito José Natalino Paganini e o sentimento de dever cumprido do deputado estadual Barros Munhoz. 

 

 

Fotos: Nino Marcati
Fonte: Da Redação do PCI

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