 11/04/2013 | Estudante de baixa renda fica isento da taxa de vestibular em instituição federal
11/04/2013 | Estudante de baixa renda fica isento da taxa de vestibular em instituição federal
	Yara Aquino
	Repórter da Agência Brasil
Brasília – Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.
Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.
A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das instituições em que o estudante que cursou o ensino médio em escola pública e que faz parte de família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa pode se inscrever para requerer isenção na inscrição para o vestibular. A UFG oferece um número determinado de vagas para conceder a isenção. A taxa de inscrição do vestibular é R$ 130,00. As universidades federais da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, também têm processos de gratuidade. Elas adotavam critérios próprios.
Edição: Graça Adjuto
	Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
	 
 Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
 Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
 25/03/2017 -  Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
 25/03/2017 -  Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem 25/03/2017 -  Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
 25/03/2017 -  Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda 24/03/2017 -  STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
 24/03/2017 -  STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral 24/03/2017 -  Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização
 24/03/2017 -  Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização