21/08/2012 | Etiópia confirma morte do primeiro-ministro, sem detalhesO primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, morreu aos 57 anos, depois de enfrentar uma doença. Porém, não há detalhes sobre a doença que atacou e matou o primeiro-ministro. A Presidência da República da Etiópia informou apenas que Zenawi morreu em um hospital. O vice-primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, vai assumir o governo do país interinamente.
Zenawi não era visto em público desde junho. Há informações que ele estava internado em Bruxelas, na Bélgica, em estado crítico. A data do enterro de Zenawi não foi divulgada. Foi organizado um comitê e decretado luto oficial no país.
No poder há mais de duas décadas, Zenawi assumiu o cargo em 1991, como líder do grupo de oposição que derrubou o então líder comunista Mengistu Haile Mariam. Ele também conduziu o processo de liberalização econômica que se deu na Etiópia a partir de então.
O governo de Zenawi foi marcado por uma guerra fronteiriça com a Eritreia entre 1998 e 2000 e duas intervenções militares na Somália – de 2006 a 2009, depois em 2011 - contra os chamados rebeldes muçulmanos shebab.
Em duas ocasiões em seu mandato, forças etíopes foram enviadas à vizinha Somália para combater militantes ligados à rede Al Qaeda. A Etiópia também conta com forças de paz em Abyei, a região fronteiriça reivindicada pelo Sudão e o Sudão do Sul.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul