15/07/2013 | Ex-presidente do Peru será interrogado hojeRenata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Investigado por lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito e compra de imóveis de luxo, o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo será interrogado hoje (15) pela Fiscalização Penal de Lima. As investigações começaram para apurar ações envolvendo a sogra do ex-presidente, Eva Fernenbug, de origem belga. A estimativa é que apenas uma mansão, comprada em nome da sogra, tenha custado US$ 5 milhões.
Toledo, que vive atualmente nos Estados Unidos, está em Lima desde a semana passada. Os advogados dele tentaram adiar o interrogatório. A audiência, segundo especialistas, está cercada de expectativas porque o ex-presidente deu uma série de explicações contraditórias sobre a origem do dinheiro usado por sua sogra para adquirir os bens.
Para alguns políticos e especialistas, o dinheiro e as propriedades pertencem a Toledo. Dirigentes do partido de Toledo, o Perú Posible, adiantaram que ele fará uma declaração pública, após o interrogatório. A mulher dele, Eliane Karp, deverá prestar esclarecimentos aos fiscais na próxima quarta-feira (17).
Toledo tentou encerrar as investigações alegando que ele e a sogra não são funcionários públicos. Porém, a Fiscalização Penal de Lima não aceitou os argumentos e manteve as apurações.
*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina
Edição: Denise Griesinger
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-15/ex-presidente-do-peru-sera-interrogado-hoje
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul