16/02/2016 | Exército revigora luta contra Zika na zona norte do Rio

Acompanhados por agentes de saúde, militares visitaram residências para localizar possíveis focos do Aedes aegypti, no Rio
Militares do 1º Batalhão de Polícia do Exército reforçaram nesta terça-feira (16) a luta contra vírus Zika na zona norte do Rio. Eles percorreram diversos locais nos bairros da Tijuca e do Andaraí em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika, da dengue e da febre chikungunya.
A região inspecionada pelos militares tem grandes áreas verdes em seu entorno, incluindo a Floresta da Tijuca, onde se abriga parte dos mosquitos. Mas o objetivo principal foram os possíveis focos dentro das residências. Soldados inspecionaram imóveis, acompanhados de profissionais de saúde. Fiscalizaram desde ralos até caixas d´água e telhados, locais onde o mosquito normalmente põe seus ovos.
Os trabalhos foram dirigidos pelo comandante do batalhão, coronel Isaías Martins Júnior. ?Nós temos buscado colocar na rua o máximo de efetivo possível. Estamos trabalhando com uma companhia, que dá em torno de 180 militares por dia?, disse o militar.
No balanço parcial, referente à parte da manhã, haviam sido visitadas 80 residências, sendo que em cinco delas houve recusa do morador em permitir a entrada das equipes. Em outras 15 onde não havia ninguém em casa. Segundo o coronel, na segunda-feira (15) foram visitadas 300 residências, sendo que em 22 delas não foi possível entrar.
A próxima fase é visitar escolas, onde serão feitas palestras e dados esclarecimentos aos estudantes, que poderão levar as informações às suas famílias, colaborando na luta contra o mosquito.
>> Leia mais matérias da Agência Brasil sobre o tema
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/exercito-revigora-luta-contra-zika-na-zona-norte-do-rio
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização