Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
15/04/2016 | Exposição de fotos “Desenquadramentos”, no Galleria Shopping, marca campanha de conscientização sobre o autismo

 Exposição de fotos “Desenquadramentos”, no Galleria Shopping,

marca campanha de conscientização sobre o autismo

 

Mostra promovida pelo Instituto SER ficará no shopping de 14 a 24 de abril, na praça de eventos do primeiro piso

 

Campinas, 13 de abril de 2016 – O Galleria Shopping, em Campinas, recebe de 14 a 24 de abril a exposição de fotos “Desenquadramentos”. Com mais de 20 imagens clicadas por educandos do Instituto SER, clínica escola que há mais de 27 anos atende crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) através de tratamento e escolarização, a mostra integra a programação do “Abril Azul” – Mês da Conscientização do Autismo. A exposição poderá ser visitada gratuitamente na praça de eventos do primeiro piso do shopping, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h.

 

Segundo os organizadores, a iniciativa de realização da exposição surgiu a partir das Oficinas de Fotografia realizadas entre o fotógrafo Samuel Lorenzetti e os educandos do Instituto SER. “Tudo começou quando participei em maio do ano passado da Oficina de Profissões, cujo objetivo é levar profissionais de diferentes áreas à clínica escola na tentativa de despertar o interesse dos educandos e inseri-los no mercado de trabalho”, afirma Lorenzetti.

 

As oficinas ocorreram de outubro a março de 2016 e contaram com a participação de 14 educandos. “Eles fotografaram com câmeras de celular, de tablet e também com equipamentos profissionais. Então, pensamos em mostrar esse trabalho para o público através da exposição”, conta o fotógrafo.

 

As fotos que compõem a mostra “Desenquadramentos” foram escolhidas por meio de uma pré-seleção dos próprios educandos do instituto, com a seleção final e curadoria de Samuel Lorenzetti.

 

De acordo com a Diretora do Instituto SER, Cláudia Dubard, a exposição é mais uma oportunidade de compartilhar as habilidades de pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). “Além de estimular os educandos que se identificaram com a fotografia e terão seus trabalhos expostos, podemos mais uma vez reforçar a inclusão, respeito e informação sobre suas capacidades e limitações”, ressalta.

 

O instituto iniciou a programação do “Abril Azul” no dia 2, no Cinemark do Iguatemi Campinas, com a exibição do filme “Robin Hood Procurado Vivo ou Morto por Ordem da Cora”, que tem no elenco 80% dos educandos. Na sequência, no dia 3 de abril, foi realiza a quinta edição da Caminhada pelo Autismo na Lagoa do Taquaral, com cerca de 400 participantes.

 

Sobre o Instituto SER - O Instituto SER é uma clínica escola que promove tratamento e escolarização de crianças, jovens e adultos deficientes. Fundada em 1989, a organização oferece suporte e tratamento a pessoas com autismo, hiperatividade, transtornos de personalidade ou comportamento, déficit de atenção, transtornos das habilidades motoras e retardos mentais. Além de proporcionar acesso a conteúdos norteados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a clínica escola tem o objetivo promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, estudos do meio, teatro, aula de música, computação e esportes. O instituto realiza um trabalho de estimulação para crianças de 0 a 4 anos e um trabalho educacional direcionado a pessoas deficientes na faixa etária de 5 a 40 anos. O conteúdo pedagógico abrange o ensino fundamental e ensino médio, trabalhados em parceria com o CEEJA (Centro Estadual de educação de Jovens e Adultos). Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas e pedagogos buscam dia a dia desenvolver habilidades de comunicação, socialização em apoio aos educandos na inserção ao mercado de trabalho, na continuidade dos conteúdos pedagógicos e adaptação à rotina social. 

 

Serviço

 

Exposição “Desenquadramentos”, no Galleria Shopping

Quando: de 14 a 24 de abril

Horários: de segunda a sábado das10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h

Onde: praça de eventos do primeiro piso do Galleria Shopping (Rod. Dom Pedro I, km 131,5, Jardim Nilópolis, Campinas – SP)

Entrada gratuita

www.galleria.com.br

 

Sobre o Galleria Shopping - Com sua arquitetura diferenciada, marcada por um grande vão central a céu aberto e um jardim interno de mais de 7 mil metros quadrados, o Galleria Shopping destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país. Inaugurado em outubro de 1992, foi o responsável por introduzir no país o conceito definido pelos norte-americanos como “lifestyle”, ou estilo de vida, por ser um shopping aberto (“open mall”). Possui como diferencial a integração das lojas, restaurantes, cafés e muito entretenimento, com um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas. Oferece um mix de operações diversificado, formado por lojas especializadas em moda feminina, masculina e acessórios, além de opções de gastronomia, lazer e entretenimento. Possui uma completa alameda de serviços, oferecendo conforto e comodidade para os clientes. Ampliado em 2012, possui cerca de 200 lojas, distribuídas em 32,2 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL).

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

681 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções