03/02/2016 | Incêndio atinge acervo da Cinemateca em São Paulo
Um incêndio na madrugada de hoje (3) no prédio da Cinemateca Brasileira, no Largo Senador Raul Cardoso, 200, Vila Mariana, zona sul da cidade atingiu parte do acervo da instituição. Segundo o Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local, oito viaturas às 5h30 da madrugada. Ainda não há detalhes sobre os danos, mas os bombeiros informam que não há vítimas. O fogo foi extinto por volta das 6h quando começou a operação rescaldo.
Com o maior acervo do gênero da América latina, a Cinemateca abriga cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais de 30 mil títulos. Além disso, lá estão guardados livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.
Entre as relíquias audiovisuais estão gravações da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurada em setembro de 1950 e com as atividades encerradas em julho de 1980. estão também obras de ficção, filmes publicitários e registros familiares nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
20/12/2021 - Especialista em comportamento animal dá dicas de como aproveitar com maior segurança o final de ano com seu pet.
16/12/2021 - Governo de São Paulo amplia isenção do IPVA a pessoas com deficiência
16/12/2021 - Poupatempo realiza mais um mutirão neste sábado (18) para renovação de CNHs vencidas em março e abril de 2020
13/12/2021 - Curso gratuito prepara profissionais da advocacia para defender mulheres vítimas de violência