As secretarias de Serviços Públicos e de Planejamento e Obras de Itapira estão fazendo nesta semana a instalação de tubos de concreto de grande porte, chamados aduelas, na Avenida Henriqueta Soares, para criar um novo dispositivo de retorno, de acordo com o planejamento viário formulado para aquela região. Para a instalação, máquinas especiais foram deslocadas para a avenida.
No total, estão sendo implantadas 12 aduelas de 3,5 x 3,5 metros. Cada uma das peças pesa aproximadamente 8,2 mil quilos, o que requer o uso de máquinas de grande porte para sua movimentação. As dimensões de cada peça ficam ainda mais evidentes quando os trabalhadores precisam circular no interior delas para fazer ajustes.
Com a instalação das aduelas, será criado um dispositivo de retorno defronte à Rua Giovanni Ramonda. Ele atenderá grande parte da população da região, assim como dos bairros próximo, facilitando o acesso ao comércio local e até mesmo ao Hospital Municipal, que se encontra na parte alta da Avenida Henriqueta Soares.
O uso de mão de obra do próprio município está gerando uma grande economia na execução da obra. A Secretaria de Planejamento e Obras informou que o custo total ficará em torno de R$ 150 mil.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.