18/03/2016 | Justiça da Venezuela declara constitucional estado de emergência econômica
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Venezuela declarou constitucional o decreto que prolonga por 60 dias o estado de emergência econômica no país, promulgado pelo presidente Nicolas Maduro para enfrentar a crise venezuelana.
A decisão do STJ foi publicada um dia depois do parlamento venezuelano, onde a oposição é maioria, rejeitar o prolongamento, argumentando que "a única maneira do povo acompanhar as medidas econômicas em que tenha que fazer mais sacrifícios, é com uma mudança radical na maneira como o país é governado".
Segundo o STJ, o decreto "atende de forma prioritária aspectos de segurança econômica, que encontram razão no atual contexto econômico latino-americano e global e que é proporcional, pertinente, útil e necessário para o exercício e desenvolvimento integral do direito constitucional à proteção social de parte do Estado".
O presidente prorrogou, na segunda-feira, por mais 60 dias o estado de Emergência Econômica, com base em um decreto assinado em 16 de janeiro para enfrentar a crise alimentar e econômica que assola o país e que foi rejeitado seis dias depois pelo parlamento.
Em 11 de fevereiro, o STJ declarou que o decreto presidencial estava em vigor. À época, a oposição considerou que o decreto poderia restringir garantias constitucionais e aprofundar a intervenção do Estado nas empresas privadas, além de estar redigido de maneira a outorgar poderes especiais ao presidente Nicolás Maduro.
Segundo o decreto de emergência, entre outras medidas, o Estado pode "dispor dos recursos provenientes do orçamento de Estado para garantir investimento que assegure a continuidade das missões sociais, investimentos em infraestrutura produtiva, agrícola e industrial e o abastecimento de alimentos e produtos essenciais".
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-03/justica-da-venezuela-declara-constitucional-estado-de-emergencia
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul