Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
22/02/2015 | Justiça determina pagamento de salários atrasados a trabalhadores da Usina

Segundo informou o presidente do Sindica­to dos Trabalhadores na Indústria da Alimenta­ção de Itapira e Região, José Emílio Contessotto, durante audiência reali­zada ontem na Vara do Trabalho de Itapira, o juiz Flávio Landi determinou que a Copersucar efetue depósito no valor de R$ 3,6 milhões nos autos da Ação Civil Coletiva movida pelo sindicato contra o grupo empresarial Virgo­lino de Oliveira S/A Açú­car e Álcool, referente ao atraso no pagamento dos salários dos empregados. A audiência foi solicitada pelo sindicato para buscar um entendimento com as empresas com vistas à liberação parcial do depósito realizado pela Copersucar, no valor de R$ 6,732 milhões, para poder retirar o estoque de açúcar, álcool e bagaço de cana que havia sido arrestado na ação.

Com a solução imagi­nada pelo sindicato, seria possível quitar os salários atrasados, restando, po­rém, a concordância das empresas envolvidas na questão. “Propusemos desta forma porque sabemos que o montante seria suficiente para quitar os atrasados dos trabalhadores vinculados ao nosso sindicato”, disse o dirigente.

Como as empresas não concordaram com a reivin­dicação do sindicato, o juiz Flávio Landi determinou à Copersucar o depósito daquele valor, no prazo de cinco dias. O juiz da Vara do Trabalho de Ita­pira determinou, ainda, que a Virgolino de Oliveira informe o valor dos salá­rios atrasados e demais obrigações devidas a cada empregado representado pelo Sindicato da Alimenta­ção para posterior liberação dos valores a cada um.

Para o presidente do sindicato, José Emílio Con­tessotto – que participou da audiência juntamente com o advogado da entidade, Edson Luiz Netto –, a decisão do juiz foi bastante correta e levou em consideração o aspecto social, já que são cerca de 300 trabalhadores que estão sem receber seus salários há quase quatro meses. Ele acu­sou ainda os representantes dos empresários de falta de sensibilidade, ao analisar a questão. “Nada justifica que as empresas não tenham concordado com a proposta do Sindicato. Afinal, são mais de trezentos trabalhadores e suas famílias que estão passando por todo tipo de dificuldade, muitos sem ter como por comida dentro de casa”, acrescentou.

Para o advogado Edson Luiz Netto, que representa o sindicato , a concordância com a liberação dos valores depositados por parte das empresas, em especial pela Virgolino de Oliveira, seria benéfica para esta última, já que com o pagamento dos salários atrasados os trabalhadores retornariam imediatamente ao trabalho e dariam início aos prepara­tivos para a safra de 2015. Isso sinalizaria, ainda, a viabilidade econômica da empresa, facilitando seus contatos com eventuais investidores ou a obtenção de crédito, segundo seu entendimento. A direção das empresas ainda podem recorrer da decisão.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

830 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções