06/11/2014 | Justiça do Rio mantém prisão de acusados de ataques no Complexo do AlemãoA juíza Marcela Assad Caram, da 25ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), aceitou pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e manteve a prisão preventiva de 25 acusados de associação criminosa e tráfico de drogas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Presos no dia 18 de setembro, durante a Operação Urano, eles conseguiram alvará de soltura, na última terça-feira (4), em pedido de habeas corpus concedido pelo desembargador Fernando Antônio de Almeida, da 6ª Câmara Criminal do TJRJ. A soltura não foi efetivada, porém, por causa da decisão posterior da juíza.
Na decisão, a juíza entendeu que os réus oferecem risco à ordem pública e à instrução criminal. Se soltos, poderiam ameaçar testemunhas ou até mesmo fugir. Marcela Assad Caram destacou que a denúncia foi baseada em trabalho investigativo, do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado do MP-RJ e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que incluiu escutas telefônicas com autorização judicial e mandados de busca e apreensão. Trabalho que possibilitou a coleta de indícios suficientes de autoria dos crimes pelos réus. Para a juíza, a decisão dela não afronta a anterior.
?Como bem esclarecido pelo Ministério Público, entendo que a presente decisão não afronta aquela proferida nos autos do habeas corpus mencionado, vez que essa última cingiu-se a anular a decisão anterior, devolvendo, assim, no meu entender, a apreciação da matéria à inferior instância, razão pela qual deixo de expedir os alvarás de soltura ali determinados?, explicou.
Os 25 presos são acusados de envolvimento em ataque à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão, no incêndio de veículos próximo à unidade e em diversos confrontos envolvendo traficantes e policiais militares.
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-11/justica-do-rio-mantem-prisao-de-acusados-de-ataques-no-complexo-do-alemao
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização