25/06/2015 | Levy debate política econômica do país com 16 economistasO ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou hoje (26) de reunião, iniciada às 11h, na sede do Ministério da Fazenda, com 16 economistas do mercado financeiro e de confederações de empresários.
Ao sair da reunião, o ministro disse que o encontro foi positivo. ?Ouvi coisas superbacanas. Discutimos questões estruturais e da agenda [de desenvolvimento econômico do país]."
Levy informou que a situação fiscal do país foi um dos temas da reunião. ?[Discutimos] a importância de evitar riscos de maior gasto [do governo] porque isso afeta a confiança do investidor. Segundo ele, os participantes da reunião alertaram ?que a questão do gasto público e de novas despesas obrigatórias talvez seja hoje um dos maiores inibidores de confiança no Brasil?.
Também participaram do encontro os secretários do Tesouro Nacional, Marcelo Santili Barbosa, e de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Afonso Arino de Mello Franco Neto.
?A iniciativa de conversar com a sociedade é muito boa?, disse Ilan Goldfajn, economista-chefe do banco Itaú, um dos participantes da reunião. Goldfajn evitou entrar em detalhes sobre os assuntos discutidos no encontro.
Para Juan Jensen, economista da Tendência Consultoria Integrada, é importante separar "o que é cíclico e o que estrutural na economia" no momento. "Muito do que se vê hoje é cíclico", disse ele. ?No passado, tivemos menor crescimento por queda de produtividade: o que vemos hoje é queda de crescimento por causa de menor utilização de fatores, tanto bens de capital, quanto mercado de trabalho."
Jensen destacou que a taxa de desemprego, em ligeira alta, "está mostrando [o acerto da política de ajuste fiscal, uma vez que a política em vigor] facilita a convergência de inflação e facilita a recuperação do crescimento, porque tem ociosidade, diferentemente do que [houve] no passado [quando houve] queda de produtividade".
Editor José Romildo http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-06/levy-debate-politica-economica-do-pais-com-16-economistas
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização