,
Geraldo Alckmin entregou nesta quinta, dia 10 de janeiro, em Espírito Santo do Pinhal, cento e quatro leitos para tratamento de dependentes em álcool e drogas. As vagas serão disponibilizadas gratuitamente no Instituto Bezerra de Menezes, custeadas integralmente pelo Governo do Estado. Serão investidos, anualmente, R$ 1,45 milhão. Participaram do evento o presidente da Alesp, Barros Munhoz, o Secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri, o Secretário da Habitação, Silvio Torres, o prefeito de Espírito Santo do Pinhal, José Benedito de Oliveira, a diretoria do Instituto Bezerra de Menezes, Agripino Nogueira Filho (Cafifa), Júlio César Biggi Corsi, Islaine de Souza Nogueira, Paulo Roberto Fernandes Neves e Airton Monfardini, demais autoridades do município, lideres políticos da região e munícipes.
Dos 104 leitos do Instituto Bezerra de Menezes, entregues nesta quinta, 12 serão destinados ao público feminino, as demais 92 para o público masculino. O Estado de São Paulo passa a contar com 691 leitos específicos para tratamento de dependentes químicos, entre serviços próprios do estado e contratados. A meta é oferecer até o final de 2014 1,3 mil leitos.
O governador Geraldo Alckmin comentou: "São Paulo não se omite. Já estamos chegando a 700 leitos de álcool e drogas no Estado de São Paulo e vamos rapidamente ultrapassar mil leitos só para dependentes químicos de forma gratuita". E completou: "O tratamento da saúde mental é como outras especialidades médicas. Há casos em que basta atendimento ambulatorial, há casos mais graves que demandam internação ou em comunidade terapêutica ou em hospitais. E até internação mais longa, que são [aplicadas em] casos mais complexos".
“É com muita dor que vemos nossos jovens se envolvendo primeiro com álcool, depois com outras drogas, e se tornando dependentes. Isso acaba corroendo nossa sociedade. É por isso que temos que buscar um tratamento adequado. Esta é uma grande preocupação do Governo", afirmou o secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Barros Munhoz enalteceu o trabalho do presidente do Instituto Bezerra de Menezes, Agripino Nogueira Filho assumindo o compromisso de lutar junto ao Governador a ampliação de mais 46 leitos. Durante o discurso Munhoz surpreendeu a todos ao dirigir-se a Geraldo Alckmin dizendo: “governador recebi, esses dias, uma informação que me deixou estarrecido. O senhor sabia que os traficantes não gostam de vender “crack”? Sabe por quê? É uma droga que fulmina, rapidamente, os fregueses, além de ser muito barata. Eles preferem trabalhar com drogas mais caras e que mantenha a clientela viva por mais tempo.”
Resumo histórico:
O Instituto Bezerra de Menezes foi inaugurado em 14 de Agosto de 1955. Mantido pela Associação “Espírita Vicente de Paulo”, é um Hospital Psiquiátrico destinado ao tratamento de doentes mentais.
São proporcionadas aos pacientes várias atividades tais como: oficinas terapêuticas, academia de musculação, sala de jogos, manejo de horticultura, passeios externos, exibição de vídeos, artesanatos e festas comemorativas.
O Objetivo é integrar os usuários com a equipe multiprofissional, através do desenvolvimento de suas potencialidades, oferecendo atividades que favoreçam suas habilidades, tragam confiança e o respeito por si mesmo e pelos demais.
Filosofia:
Conscientizar sobre as causas e consequências do uso de substâncias químicas;
Resgatar a autoestima, confiança, respeito por si mesmo e pelos demais;
Estimular relacionamento inter e intrapessoal;
Resgatar a autonomia e o papel dentro da família e da sociedade;
Estimular a interação social entre os pacientes, equipe e comunidade;
Orientar, estimular e encaminhar os recursos da comunidade à continuidade do tratamento.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.