Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Maio de 2024
Notícia
22/01/2012 | Marcio Yiudy : O elemento Arte Marcial nos eventos de MMA

Não me considero um sábio conhecedor de MMA, porém quero provocar uma reflexão sobre um assunto muito difundido e contagiante, desde que a maior emissora de televisão comprou os direitos de apresentar os eventos de MMA, nossa população corre o risco de cair em conhecimentos inadequados devido ao senso comum difundido nas transmissões na madrugada, o tal “diz que diz” – principalmente sem reflexão e conhecimento adequado sobre a matéria. Primeiramente não existe uma arte marcial chamada de MMA, sendo que é uma abreviatura do inglês Mixed Martial Arts, ou seja Mistura de Artes Marciais. Não é sábio definir o evento que apresenta o combate nas regras de MMA como modalidade esportiva, seria simples demais, devido ao que surge a este fenômeno.

A Arte Marcial é um fenômeno que surgiu de uma necessidade, sendo construída de fundamentos culturais, principalmente religiosos. A maioria das Artes Marciais Orientais são de origem religiosa, principalmente budista. Porém, não se deve entender esta origem dogmática, e sim cultural. Explico: o artista marcial praticante não adota uma religião quando pratica, adota fundamentos culturais, como o respeito à integridade do próximo, muito difundido nas religiões cristãs e budista.
 
Definirei então que Arte Marcial é um fenômeno, e o MMA é outro. E o UFC é o evento que apresenta o MMA, sendo definido como show de apresentação. A grande finalidade do Show chamado UFC – Ultimate Fighting Championship é o lucro. E também é para as emissoras que apresentam o evento. E a finalidade do MMA é a preparação física e psicológica para o momento da apresentação destes atletas. Porém, não é esta a grande finalidade das Artes Marciais, sendo que hoje a maioria da população identifica os artistas marciais como atletas esportitas. Isto surgiu pela necessidade de caracterizar umas das funções das Artes Marciais que era a preparação para a guerra, para o combate de vida e morte. Assim, surgiram modalidades de combates, chamados por mim de “esportes de combate” que surgiram da necessidade de dar um resignificado a uma das funções da arte de guerra. Explico: os artistas marciais construíram uma finalidade de exercitar e demonstrar técnicas e táticas de combate sem que houvesse uma fatalidade, criando eventos esportivos em cima de regras que mantém a integridade física e psicológica.
 
A grande finalidade da Arte Marcial é pacificar o praticante de Arte Marcial, demonstrando que o adversário mais perigoso, é o próprio “eu interior” dentro de cada individuo. O verdadeiro artista marcial se esforça para evitar as situações de combate físico, evitando e se auto afirmando como pacifico. Esta imagem de paz, não é visível dentro de um evento de MMA, porém os grandes atletas se utilizam desta autoconfiança adquirida com a prática da Arte Marcial para controlar os próprios medos, por exemplo – o medo da derrota ou falha. O UFC é um show que se utiliza de atletas para promover um espetáculo, e que pela necessidade de sucesso, hoje em dia é uma profissão de risco. O mixed martial arts (MMA), é uma categoria de show como o boxe profissional.
 
Pela demanda existem várias categorias de eventos, algumas são focalizadas no esporte e outras no show, mas os lucros para os atletas estão nos shows. Como existem as categorias de atletas, ou pseudo-atletas de MMA. E neste aspecto que as pessoas responsáveis devem atentar. 
 
Como profissional de Educação Física, não é adequado o indivíduo ter “aulas” de MMA, sendo que é uma mistura de Artes Marciais, e a preparação de um artista marcial leva anos de dedicação e treinamento, sendo assim é impossível em minha opinião ter aulas de MMA, existe sim um treinamento de MMA, especificado por pessoas preparadas e responsáveis. E o MMA não permite “aventureiros”; aquelas pessoas que se acham capazes de “brigar” ou ser boa de “porrada”, e assim se aventurar num evento. O MMA exige dedicação e preparo, sendo que muitos atletas optam por uma vida de sacrifício pelo fato de se dedicar o dia inteiro aos treinamentos, isto no mínimo cinco vezes por semana, além de uma vida regrada, sem bebidas alcoólicas e alimentação abundante. Além disto, exige uma vida sem “baladas” e comemorações noturnas.
 
Finalizando, o MMA é um evento que demanda de profissionais, e para isso ocorrer exige dedicação e abrir mão de uma vida “comum” de comemorações e abusos. Neste aspecto a Arte Marcial ajuda muito ao seu praticante, impondo um principio importante na vida cotidiana de qualquer pessoa, atleta ou não – A DISCIPLINA.
 
 
MARCIO YIUDY MATSU MORI é faixa preta de Jiu Jitsu, bacharel em Direito, licenciado em Educação Física e especialista em Pedagogia dos Esportes. 
 
Fonte: Marcio Yiudy

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1796 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções