Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Abril de 2024
Notícia
24/03/2015 | Milton Leitão: Aquele fio de cabelo comprido...

 Pode até ser verdade na música que é dos carecas que elas gostam mais, porém, quando o assunto calvície passa para o lado delas, elas querem mesmo que isso continue sendo um problema só nosso.

Mas, o stress do dia a dia, uso de alguns medicamentos e alterações hormonais, misturado a um estilo de vida atribulado que elas levam hoje, está fazendo aumentar numa progressão impressionante o número de mulheres que estão perdendo cabelos.

Pesquisas apontam mudanças nas clínicas especializadas em tratamentos capilares, no passado um reduto masculino, hoje a presença feminina chega a 40 ou 50 % dos clientes.

A calvície no homem geralmente está associada a fatores genéticos, passados tanto pelo pai quanto pela mãe, também pode ser o caso da calvície em mulheres, além dos elencados acima. Nesse panorama, uma enzima age sobre a testosterona, um hormônio presente nas mulheres em quantidade bem menor que nos homens, produzindo o DHT (diihidrotestosterona), que, por sua vez, age sobre os fios, causando afinamento e miniaturização. Um alívio, para a mulher ficar careca mesmo, apenas em casos de muita ação do DHT.

O maior problema é uma diminuição no tamanho dos fios, as áreas do couro cabeludo ficam mais “ralas” e mais finas, em caso de queda de origem endógena, isso sem falar das causas exógenas, pois, o mercado de estética cada vez mais lançam produtos, tintas, escovas das mais variadas e com nomes um mais estranhos que os outros, fazendo do cabelo das mulheres uma equação química sem procedentes, e precedentes de enormes catástrofes e queda de cabelos.

Quando o cabelo de uma mulher começa a cair ou a calvície a se instalar, um transtorno muito grande pode acontecer, já que o cabelo tem grande importância na estética feminina, necessitando às vezes de tratamento psicológico concomitante ao médico.

Os tratamentos são sempre a base de medicamentos, loções tópicas, shampoos adequados, e até laser, não existe nenhum “milagre novo” e não caiam em invenções totalmente desprovidas de estudos técnicos e científicos. Vale lembrar-se de duas formulações muito conhecidas como o pantogar e pill-food, formuladas com muitos aminoácidos e vitaminas, mas ao prescrever o médico deve sempre lembrar em colocar na fórmula a biotina (vitamina H, também conhecida como vitamina B8, vitamina B7).  Ela é essencial ao ser humano, e por se tratar de um composto hidrossolúvel (absorvido pelo intestino e levado aos tecidos através da circulação), precisa de reposição diária, já que o corpo não pode armazená-la, por isso faz com que o excesso seja expelido na urina. A biotina trabalha no organismo como uma enzima, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado. Ao notar qualquer tipo de queda de cabelo, procure logo seu dermatologista, após isso se lembre que o sucesso do tratamento também está nas mãos do seu farmacêutico e da farmácia de sua confiança.

Milton Antônio Leitão – É Farmacêutico-Bioquímico. Consultor técnico da Farmácia Formula Athiva. Rua Regente Feijó, 141. Fone 3813-1499.

 

 

 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1996 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções