Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Maio de 2024
Notícia
24/08/2012 | Milton Leitão: Clima seco: Problemas de Saúde.

Estes dias, tem se verificado um aumento substancial no atendimento de doenças respiratórias decorrentes da baixa umidade do ar.  A cidade de São Paulo registrou o menor índice de umidade em três anos, e deve permanecer em alerta por causa do tempo seco até domingo. A previsão do clima é semelhante para a maioria das regiões no país. O estado de alerta é definido quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade relativa do ar fique em torno de 60%.
Isso pode causar irritação nos olhos, garganta e nariz de indivíduos sadios, além de piorar a situação de pessoas com rinite alérgica e asma. Acredita-se que este clima seco possa durar até, pelo menos, o início de outubro. Mas existe possibilidade de chuvas já para a próxima semana, se isso acontecer o problema poderá ser amenizado.
É comum as pessoas falarem que estão sempre resfriadas, na verdade, isso pode ser rinite alérgica. A rinite alérgica caracteriza-se por obstrução do nariz frequente, espirros contínuos e repetidos e coceiras, olhos, garganta ou ouvidos irritados ou inflamados. Quando o clima fica seco como agora, tende a se agravar. O oxigênio entra mais seco pelo nariz, levando à inflamação e produção excessiva de secreção.
No nariz, o ar deve ser umidificado e filtrado. Com a umidade muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e também dificulta a situação dos asmáticos.
A asma brônquica (bronquite asmática) uma doença cujos sintomas são crises de tosse, falta de ar e chiado no peito, tem esses efeitos aumentados e continuados, e se não tratados pode levar a morte.
É comum a mesma pessoa apresentar rinite alérgica e asma. E também podem apresentar alguma alergia de pele e, sobretudo no clima seco, alergia nos olhos que se apresentam como coceira nos olhos e pálpebras, ardência, sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento, olhos vermelhos, inchaço nas pálpebras.
Veja as recomendações da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo para o tempo seco: Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição); não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa; deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir; não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor; lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto; mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira; evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings-centers, supermercados e cinemas.
Devemos tomar todas essas precauções e ficar atentos se alguém apresentar piora de quaisquer sintomas acima citados e procurar um médico ou pronto socorro em casos de urgência. Este clima quase desértico é muito prejudicial a nossa saúde. Cuidado!!!
 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

892 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções