Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Maio de 2024
Notícia
29/09/2013 | Milton Leitão: Como está o seu coração?
O Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, tem que trazer uma mensagem de estímulo à prevenção de doenças a partir da infância e à adoção de hábitos saudáveis. 
 
No Brasil, as doenças cardiovasculares causam 31,3% das mortes entre as doenças não transmissíveis. As doenças cardiovasculares afetam indivíduos de todos os níveis socioeconômicos e, mais especificamente, aqueles que pertencem a grupos vulneráveis, como os idosos e as pessoas com baixo nível educacional e econômico. Cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular encefálico, insuficiências cardíaca e renal ou morte súbita. 
 
O Brasil foi um dos 194 países que fizeram um compromisso para reduzir as mortes prematuras por DCV em 25% até 2025. Muitas dessas doenças têm início do desenvolvimento na infância e adolescência, levando ao estágio avançado da doença ou à morte prematura na vida adulta. Crianças, em grande parte, dependem dos adultos para orientação sobre comportamentos saudáveis. Por isso, é preciso garantir que elas adotem bons hábitos de vida, como propõe o tema da campanha do Dia Mundial do Coração: Ajude as crianças a seguir o caminho para um coração saudável. A prevenção deste a infância está sendo difundida hoje em muitos estados, entre eles o do Ceará, e deveria ser seguida  a risca por todos os estados da união. Acredita-se que é muito mais fácil iniciar um estilo de vida saudável na infância ao invés de mudar os mesmos na fase adulta.
 
Eu sempre digo que prevenir doenças é sempre o melhor caminho, além de evita-las que é o principal argumento, é muito mais barato e econômico para o sistema de saúde. Mas, infelizmente nem todos pensam assim. Existem inúmeras cidades no Brasil hoje que desconhecem o dia mundial de prevenção a doenças do coração e depois corre atrás do prejuízo causado pela falta de informações dadas a população. Algumas dicas importantes para prevenir doenças cardíacas: faça, pelo menos uma vez por ano, um check-up; Não fume e nem use drogas; Se tiver antecedentes familiares para doenças crônicas - como, por exemplo, Diabetes, Hipertensão e Problemas cardíacos - fique mais atento; Tenha uma alimentação mais saudável; Beba água regularmente; Pratique atividade física orientada; Mulheres, não deixem de ir ao ginecologista regularmente. Caso tenha dor no peito ou no tórax acima do umbigo vá rapidamente ao hospital mais próximo, pois a maioria dos casos de entupimentos das artérias coronárias – as quais levam ao risco maior de causar infarto - pode ser tratada com angioplastias e Stent. O tratamento mais efetivo para o Infarto é o desentupimento da artéria coronária, por trombolíticos ou angioplastia, desde que realizado dentro das primeiras duas horas do início do quadro. Tempo é vida, fique atento ao peso e evite o stress. Cheque sua pressão arterial e monitore o colesterol. Recentemente a família deste que escreve se viu envolvida de uma hora para outra numa situação de grande impacto emocional com a descoberta de graves problemas cardíacos em nosso progenitor, revelados a partir de exames preventivos, um quadro assintomático que poderia ter nos pego de surpresa sem cura. Mas a prevenção valeu a sua vida, e hoje eu me sinto obrigado a compartilhar com vocês este drama e a importância de se prevenir. Lembrando o eterno clichê: prevenir é sempre o melhor remédio.
 
Milton Antonio Leitao – É farmacêutico bioquímico. Diretor das Farmácias FormulAtivaMil.
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

720 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções