Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2025
Notícia
25/03/2015 | Ministra destaca políticas sustentáveis para cidades e cita crise hídrica

Entrevista coletiva da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, após reuniaõ com secretários de MG, RJ, e SP (Valter Campanato/Agência Brasil)

A  ministra  do  Meio Ambiente, Izabella  Teixeira, destaca a relação direta da ocupação não  planejada  de  grandes centros urbanos e do mau uso do solo com problemas de abastecimento de águaValter Campanato/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, IzabelLa Teixeira, defendeu hoje (25) a importância de desenvolver de maneira sustentável as cidades e os meios urbanos. Durante evento sobre Governança do Solo, em Brasília, ela destacou a situação da cidade de São Paulo, que, no ano passado, enfrentou uma crise no abastecimento de água.

Para ela, a ocupação não planejada das cidades tem relação direta com o problema. "O abandono e o mau uso [do solo] no processo de ocupação urbana chega ao limite [ao ponto] de termos a maior cidade da América Latina ? São Paulo ? com dois rios cruzando a cidade, vivendo uma crise hídrica nunca vista antes."

A ministra ressaltou a necessidade de pensar o futuro das cidades, ao avaliar o crescimento populacional nos centros urbanos. Segundo ela, os debates devem ser feitos de maneira integrada entre os agentes responsáveis. "O primeiro desafio que coloco aqui é em relação às cidades urbanas. Nós somos um país com 85% da população vivendo nessas áreas e, em 2030, espera-se que sejam 93% ou 95%. Nós temos que criar uma agenda e trabalhar todos juntos, independentemente de questões políticas", disse Izabella Teixeira.

O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, durante apresentação do relatório TerraClass 2012 sobre áreas desmatadas na Amazônia (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 "É fundamental não fazermos com o solo o que, de

certa forma, fazemos com a saúde", diz presidente da  Embrapa        Marcelo  Camargo/Agência  Brasil

A opinião é compartilhada pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes. "É fundamental que nós não façamos com os solos o que, de certa forma, fazemos com a saúde, investindo mais na cura do que na prevenção. Com o solo devemos trabalhar muito mais na prevenção, lidando com os riscos de forma planejada", afirmou.

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO), Alan Bojanic, também destacou a forte relação entre uma boa qualidade do solo e sua capacidade produtiva com a condição de vida e situação alimentar da população mundial. "Sem solo. não vamos ter alimentos para o futuro. Sem uma boa conservação do solo, não vamos poder erradicar a fome no mundo. Então, o tema é essencial e precisamos ter ciência, produtores engajados [com a conservação]", disse Bojanic.

Editor Marcos Chagas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/ministra-destaca-politicas-sustentaveis-para-cidades-e-cita-crise-hidrica

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1445 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções