Carregando aguarde...
Itapira, 05 de Maio de 2024
Notícia
28/04/2014 | Modernidade não diminui importância do profissional da contabilidade

Sexta-feira, 25, foi celebra­do o dia do Contador. Para assinalar a passagem da data. Três profissionais da área, também conhecida como ciência contábil são enfáticos e acreditam que a modernidade não diminui a importância da profissão que escolheram.

Alairton Zago, 73, deca­no dos contadores, come­çou a exercer a profissão a partir de 1957. Egresso da Escola Técnica de Comércio, onde lecionou mais tarde, ele avalia que as grandes transformações econômi­cas por que o país passou a partir do final dos anos 50, saindo de uma sociedade eminentemente agrária, para um sociedade indus­trial, já sinalizavam por uma expansão das atividades do contador. “Havia naquele período cerca de quatro escritórios especializados na cidade. Hoje talvez te­nhamos uns 13. Isso por si só mostra como a atividade se expandiu”, comentou.

Ainda segundo Zago, o cipoal burocrático criado para regular diversas atividades empresariais e a fiscalização do fisco, fez do contador uma espécie de advogado e consultor. O advento da informática, segundo sua opinião, revolucionou o setor, mas o maior beneficiário deste processo. “É o próprio governo que passa a ter in­formações instantâneas de todas as movimentações”. Embora já sem o pique e muitas das responsabilida­des de anos atrás, ele ainda exerce várias atividades em seu famoso escritório, que emprega 35 pessoas.

Décio Lucchetti, 67, se formou também na antiga Escola Técnica de Comércio e fez curso de Direito em São João da Boa Vista-SP. Também se considera um vocacionado para a ativi­dade de contador desde muito cedo.

Ele revela que aos 12 anos já trabalhava no meio, tendo sua iniciação no Escritório Fernando, em 1959, do sau­doso Santos Giovelli. “Por longos anos tive o privilégio de trabalhar e conviver com pessoas notáveis com as quais aprendi tudo sobre a profissão que exerço e também devo dizer que muito influenciaram em minha formação pessoal. Por isso, a eles minha gra­tidão”, lembra.

Luchetti também se impressiona com a im­portância que a função de contador viria a adquirir. “Para ser sincero não es­perava estar atuando de forma engajada até os dias de hoje. Mas com o passar do tempo, você vai criando raízes, conhecendo mais pessoas, tomando gosto pela profissão e acaba se envolvendo sempre mais, principalmente nos dias atuais, que trabalhamos com pura tecnologia.Hoje somos em 25 pessoas, dis­tribuídas na Área Fiscal, Contábil, Pessoal e Ad­ministrativa”, completa.

Aprendiz

Rodrigo Vilella Sartorelli, 43, conta que foi aprender os primeiros macetes do ofício sendo funcionário do saudoso Flávio Zacchi. Co­meçou realizando a tarefa mais detestada dentro deste ofício, copiador de livro diá­rio, e depois foi promovido a assistente contábil. Sentindo­-se vocacionado, foi à luta e realizou estudos acadêmicos e complementares que am­pliaram seu horizonte e o levaram a tentar a sorte com seu próprio negócios. “Cursos de capacitação devemos fazê­-los sempre porque a todo momento temos que estar atualizados”, considerou.

Em junho de 93 criou a Visar, sua empresa, que emprega nove pessoas. Comentou que ao passar do outro lado da mesa, pôde perceber com mais cla­reza ainda que nem tudo são flores no ofício. “Somos muito desvalorizados financeiramente e profissionalmente, quem reconhece o valor de um con­tador é aquela pessoa que sabe que a saúde da empresa dela depende de um bom contador. Costumo dizer que o contador é o médico que cuida da saúde das empresas, mas que tam­bém ajuda a prevenir os seus problemas. Para mim valeu a pena. Hoje temos o reconhe­cimento da fundação Abrinq, aliás há mais de 12 anos, e em setembro de 2013, acabamos ter o reconhecimento dos ‘Mé­dicos sem Fronteiras’, ou seja, duas ONGS extraordinárias nos dando motivo de grande prazer” arrematou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1035 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções