Carregando aguarde...
Itapira, 01 de Maio de 2024
Notícia
13/08/2014 | Mogi-Mirim: Mirlene Picin é medalha de Prata e Bonze

 

 
A atleta Mirlene Picin conquistou duas medalhas para o país em um esporte desconhecido por aqui: O Biathlon de Inverno.
 
Modalidade de origem militar dos países escandinavos, onde seus exércitos moviam as tropas através do ski, o esporte reúne a combinação inusitada de duas atividades distintas, o ski cross country (de alta demanda física similar aos corredores de maratonas) e o tiro com rifle ".22" (disciplina que exige concentração, habilidade e coordenação motora fina).
 
Presente desde as primeiras edições de jogos olimpicos de inverno para homens e apenas a partir de 1992 para mulheres, essa modalidade hoje é sensação na Europa.
 
A brasileira foi medalha de bronze na prova "Individual" 15km de ski com 4 paradas de tiro e medalha de prata na prova de "Sprint" 7,5km com 2 paradas de tiro.

Em sua 15ª edição, o campeonato sulamericano da modalidade aconteceu no Chile, em Portillo, a 2890m de altitude. Com fortes raízes militares, Mirlene Picin foi a única competidora civil, as demais atletas são todas militares dos exércitos de seus respectivos países. As provas aconteceram entre os dias 8 e 10 de agosto.
 
Histórico
 
Mirlene Picin foi a pioneira do país no biathlon feminino. Iniciando na modalidade em 2008, a atleta é medalhista continental desde 2009. De lá pra cá, coleciona 17 medalhas em sulamericanos, sendo a recordista entre homens e mulheres em todos os esportes de neve praticados por brasileiros (ski alpino, snowboard, ski cross country e biathlon).

Além dos resultados no biathlon, a mogimiriana de 34 anos possui 3 medalhas FIS no ski cross country, sendo 1 ouro e 1 prata na Macedonia em janeiro de 2011 e 1 bronze na Austria em dezembro do mesmo ano.
Para as duas últimas edições de Jogos Olimpicos de Inverno, atingiu o indice no cross country (Vancouver 2010 e Socchi 2014).

Recebeu o prêmio Brasil olimpico como melhor atleta do ano nas modalidades de neve em 2010 e 2011.
Afastada das competições a 18 meses, não participou do sulamericano de 2013, sendo sua última largada realizada no mundial de ski nórdico em Val Di Fiemme, na Itália, em fevereiro de 2013.
Fora da neve é corredora de montanha.
 
Laboratório
 
As competições em Portillo a 2.890m de altitude serviram como uma prévia para o mês de novembro. Mirlene irá competir na edição inaugural da Ultramaratona do Aconcágua. Serão 50km de corrida largando a 2.200m e chegando a 4.400m de altitude. Essa prova demanda treinos específicos e planejamento, principalmente pela questão da aclimatação. O projeto envolve vários profissionais. Os treinamentos tanto no ski quanto na corrida são ministrados pelo preparador físico Beto Carnevale.
 
Patrocinio
Nanobr Nanotecnologia
Murilhas Comunicação
Visafértil
 
Apoio
Clube Mogiano
Hospital 22 de Outubro
Sejel Mogi Mirim
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1470 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções