21/10/2011 | Morte de Khadafi deve ser investigada de forma completaA alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, defendeu uma investigação completa sobre a morte de Muammar Khadafi, ex-presidente da Líbia. Pillay classificou como "perturbadoras" as imagens que mostram que Khadafi estava vivo quando foi capturado, segundo seu porta-voz, Rupert Colville.
O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, que governa provisoriamente o país, negou ter executado Khadafi. Segundo o órgão, ele morreu em decorrência de um tiro na cabeça, em meio aos embates entre seus simpatizantes e os opositores ao antigo regime.
Porém, o médico Ibrahim Tika, que examinou o corpo de Khadafi, disse que ele morreu por causa de um tiro no abdome. “Kadhafi estava vivo, quando foi preso, e morreu depois. Uma bala perfurou seu intestino”, contou o médico. “Depois, ele [Khadafi] recebeu um tiro na cabeça”, acrescentou.
As informações do médico aumentam as controvérsias sobre as circunstâncias da morte do ex-presidente. O emissário do CNT na França, Mansour Saif Al Nasr, negou que Khadafi tenha sido vítima de linchamento.
Os relatos de integrantes do conselho são de que Khadafi estava a bordo de um jipe, em meio a um comboio que foi alvo de tiros dos opositores. O ex-presidente, segundo o CNT, tentou escapar entrando em um esgoto, tendo, em uma mão, uma metralhadora kalachnikov e na outra, uma pistola. Mas foi rendido e deixou de reagir.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
27/03/2014 - Serra Negra será sede do Congresso dos Municípios
30/06/2013 - Confrontos entre aliados e opositores de Mursi matam sete no Egito
25/04/2013 - Farc agradecem apoio de americanos ao processo de paz na Colômbia
12/11/2012 - Europeus preparam semana de protestos contra medidas de austeridade