Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
29/11/2014 | Mostra de cinema homenageia diretora que resistiu à ditadura
Abertura da 9 Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Na foto, a cineasta Lúcia Murat, homenageada nesta edição da mostra, e a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti (Wilson Dias/Agência Brasil)

A  cineasta  Lúcia  Murat  e  a  ministra  de  Direitos Humanos, Ideli Salvatti Wilson Dias/Agência Brasil

?O cinema foi para mim, naquele momento, uma forma fundamental de sobrevivência?. A declaração da cineasta carioca Lúcia Murat faz referência ao período em que ela deixou a prisão, após três anos e meio, por resistir à ditadura militar.

?Quando saí [da prisão], era como recomeçar a vida?, relembrou. Na busca pela superação, a diretora produziu filmes que têm como traço comum a expressão de diversas formas de violência. A cineasta é a homenageada deste ano da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que começa no dia 4, na capital paulista, e tem como tema os 50 anos do golpe militar de 1964.

Lúcia Murat foi militante do movimento estudantil e fez parte da resistência armada ao regime militar. Foi presa pela primeira vez em outubro de 1968, em um congresso estudantil, mas ficou apenas uma semana detida. Com a publicação do Ato Institucional 5 (AI-5), em dezembro daquele ano, Lúcia passou a viver na clandestinidade, mas foi encontrada e levada, em 1971, para o quartel da Polícia do Exército, onde funcionava o Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi). ?Fui torturada por dois meses e meio?, contou. Espancamento, choques elétricos e abuso sexual foram algumas das torturas sofridas.

O curador da mostra, Rafael de Luna, lembra que a escolha do tema para esta edição corresponde também a um contexto atual. ?Temos visto algumas manifestações com alguns absurdos, pedindo intervenção militar. Parece-nos muito pertinente trazer esse tema para uma discussão de cinema e direitos humanos?, declarou Luna. Ele avalia que a filmografia selecionada de Lúcia Murat possibilita um diálogo com as obras escolhidas para a mostra competitiva. ?Ao mesmo tempo em que a diretora homenageada é uma cineasta, cuja obra também é identificada com essa questão política, ela própria foi uma presa política.?

Com entrada grátis, o evento apresenta filmes que abordam temas relativos aos direitos humanos, à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) e enfrentamento da homofobia, às questões culturais e territoriais da população indígena, aos direitos da pessoa com deficiência, entre outros. As sessões são divididas entre Mostra Competitiva, Mostra Memória e Verdade, Mostra Homenagem Lúcia Murat e Sessão Inventar com a Diferença. Serão 41 filmes, todos com sistema closed caption e sessões que incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. A mostra é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O filme que abre a mostra é o Que Bom Te Ver Viva (1989), de Lúcia Murat. Na Mostra Homenagem, também serão exibidos Doces Poderes (1996), Brava Gente Brasileira (2000) e Uma Longa Viagem (2011). Para a Mostra Memória e Verdade, foram selecionadas películas voltadas para o golpe de 1964, abordando questões sobre a ditadura e o contexto político da época. Os documentários Setenta (2013), de Emilia Silveira Brasil, e Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, estão entre as escolhas da curadoria. ?Uma mostra que reúne direitos humanos e cinema permite não somente ser informado do que se trata, mas trabalha com emoção?, declarou a diretora.

De Luna destaca, como uma novidade desta edição a mudança do nome da mostra, substituindo América do Sul por Hemisfério Sul. ?Isso demonstra outro critério da curadoria na mostra competitiva. Agora, estamos recebendo filmes de outros continentes. Teremos países da Ásia, da África, entre os quais o Egito, a Índia e a Jordânia.? Na avaliação do curador, a mudança amplia o caráter da mostra como uma contribuição para a produção contemporânea, ao trazer filmes que não costumam chegar ao circuito comercial. Além disso, ele acredita que exibir filmes de países com universos culturais tão distintos também contribui para o debate sobre direitos humanos. Os melhores filmes, entre os 24 selecionados para a competição, serão eleitos por votação da plateia.

Outro destaque da programação é a Sessão Inventar com a Diferença, que exibe filmes-carta produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país que participaram do projeto Inventar com a Diferença. O projeto levou cinema e direitos humanos para cerca de 300 escolas no primeiro semestre deste ano. O documentário Pelas Janelas, produzido por alunos da Universidade Federal Fluminense a respeito do Inventar também será exibido durante a mostra.

Editor Marcos Chagas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2014-11/mostra-de-cinema-homenageia-diretora-que-resistiu-a-ditadura

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1317 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções