Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
16/09/2013 | Município busca alternativas para complementar e melhorar sistema de saúde

 

A redução do quadro de profissionais da área médica que vem ocorrendo desde o início de 2012 motivou a Secretaria Municipal de Saúde a procurar alternativas enquanto se prepara para a elaboração de um novo concurso para o preenchimento de vagas em várias especialidades e também para atendimento ambulatorial e do Pronto Socorro. Conforme explicou a secretária de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, somados os casos dos profissionais médicos que se desligaram do serviço municipal a partir do ano passado com as baixas registradas a partir de 2013, estão impactando diretamente a qualidade do atendimento.

“Só neste ano perdemos um médico anestesista, um ortopedista e um cirurgião. O quadro, que já era de aperto, ficou ainda mais sobrecarregado. Passamos então a examinar uma série de alternativas que nos permitisse agir com maior celeridade porque a falta desses profissionais implica na falta de possibilidade de oferecermos um atendimento melhor para a população. Com o respaldo da Secretaria de Negócios Jurídicos, optamos por uma contratação emergencial por seis meses de uma empresa prestadora de serviço nesta área, prazo que julgamos suficiente para elaborar um novo concurso público”, esclareceu.

Questionada se esta modalidade de contratação não poderia dar margens à questionamentos sobre uma eventual terceirização do atendimento no Pronto Socorro, Rosa refutou de maneira enfática este tipo de colocação. “Ninguém vai abrir mão da gestão do atendimento. Vamos simplesmente repor os profissionais na medida em que isso se fizer necessário”, garantiu.
 
Sobre a forma como está sendo conduzido o processo, informou que a Secretaria de Recursos Materiais já está providenciando a forma de seleção das empresas interessadas e que espera que os acertos sejam finalizados “para ontem”. Sobre o custo do processo para os cofres públicos, Rosa salientou que serão oferecidos valores de mercado. “ Não estou inventando nada. É uma modalidade de prestação de serviço muito utilizada por muitas prefeituras”.

Concurso
 
Rosa lembrou que já está em vigor o concurso para a contratação de algumas especialidades como enfermagem, técnico em enfermagem e dentistas mas que, ao pedir a elaboração de um outro concurso para médicos especialistas, irá propor também a contratação de outras funções de apoio cuja ausência acarreta sobrecarga de trabalho em algumas áreas.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

688 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções