Em um esforço extraordinário da Secretaria Municipal de Saúde, que contou com o apoio de médicos especializados, 150 pessoas passaram por cirurgia de catarata no sábado, 27, no Largo São Benedito. O esquema especial de atendimento foi possível graças à vinda ao município de uma carreta cirúrgica, em que dois médicos podem operar simultaneamente. Das 9 às 17 horas, eles atenderam todos os pré-cadastrados do programa da Secretaria Municipal
de Saúde que se enquadravam nos pré-requisitos e até mesmo alguns poucos pacientes que, embora não tivessem passado pela verificação anterior, compareceram à carreta, foram submetidos aos exames prévios no local e foram aprovados para cirurgia imediata.
Cada operação durou de 3 a 8 minutos, pois foi utilizado um método moderno e altamente sofisticado, em que as lentes são introduzidas por uma espécie de cânula quase microscópica. A Secretaria de Saúde informou que uma nova rodada de cirurgias de catarata está prevista para o segundo semestre, provavelmente entre outubro e novembro.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.