Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Maio de 2024
Notícia
11/11/2013 | Negociação entre Sicomvit e Comerciários discute acordo geral e contratação de temporários

Com a chegada de novembro, a grande maioria dos comerciantes que deposita confiança nas vendas de final de ano já se mobiliza para correr atrás de um item que tem se tornado na opinião dos próprios motivo de grande preocupação a cada ano, a contratação de temporários. Ao par da necessidade de treinar e contratar este pessoal, os comerciantes se veêm às voltas com outro tipo de necessidade, a de dar respaldo legal a este tipo de contratação que possui vários trâmites previstos em lei assegurando direito dos trabalhadores.

Assim como ocorreu no ano passado, o Sicomvit (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Itapira e Região trabalham para fechar não somente este acordo, mas um outro mais amplo que diz respeito as negociações da data base da categoria que ocorre a cada mês de setembro.

Josué Rezende, presidente do Sindicato dos Empregados, revelou que as negociações estão em pleno andamento. “São duas coisas distintas, a negociação geral e o acordo para os temporários, que por sinal já vem contemplado dentro da própria pauta de reivindicações”, observou. Ele diz que a exemplo das outras categorias, a dos comerciários também tem uma pauta de reivindicações colocadas à mesa a cada ano. “Formalizamos a apresentação destas propostas e estamos negociando. Caso as discussões gerais demandem mais tempo do que imaginamos, teremos que fazer um acordo em separado para o caso dos contratos temporários”, sugere.
 
Mais otimista, o presidente do Sicomvit, Francisco de Assis Francioso, acredita que dentro de mais alguns dias será fechado o acordo com relação a contratação dos temporários e também do avanço das negociações da data base. Ele tranquiliza a categoria dizendo que não enxerga qualquer possibilidade de radicalização nas negociações. “Tanto a direção do Sicomvit quanto a dos Sindicato dos Trabalhadores sempre tiveram uma postura de mútuo respeito neste tipo de negociação, cada qual, evidentemente, defendendo aquilo que é de interesse do público que representam. Existem divergências como é natural nesse processo de discussão, assim como temos também convergências e dentro destas a convicção de que lojistas e trabalhadores devem ter o mais rapidamente possível acertadas as cláusulas que permitem o funcionamento do comércio em período prolongado durante as vendas de final de ano”, ponderou.
 
No ano passado este acordo foi fechado praticamente no encerramento do mês. Rezende disse que no seu ver desde que cumprido o acordo que prevê pagamento de adicionais de horas extras e descanso remunerado para a categoria e observados os dispositivos legais deste tipo de contratação, não enxerga obstáculos para o fechamento deste acordo. As lojas começam a funcionar à noite a partir do dia 05 do próximo mês.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2050 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções