Carregando aguarde...
Itapira, 17 de Julho de 2025
Notícia
17/06/2015 | Nível do Cantareira fica estável pelo terceiro dia seguido
reserva técnica do Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira continua com a pior condição hídrica entre os seis mananciais administrados pela SabespDivulgação/Sabesp

O nível do Sistema Cantareira, o maior manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, ficou estável hoje (17) em 19,9% sem considerar a utilização da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas). No cálculo que leva em consideração o bombeamento dessa água, o Sistema opera com 15,4% da capacidade total com um estoque de 195,7 bilhões de litros.

Esse sistema continua com a pior condição hídrica entre os seis mananciais administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O armazenamento está com um déficit de 9,3% e, para repor toda a água da reserva técnica, precisaria receber mais 91,8 bilhões de litros. Atualmente, esse manancial abastece 5,2 milhões de pessoas.

As chuvas registradas na última segunda-feira (15) ajudaram a evitar um agravamento maior, mas não foram suficientes para atingir a média esperada para esse período. Nas últimas 24 horas, até as 9h da manhã de hoje (17), nenhuma gota de chuva caiu sobre esse manancial. A pluviometria acumulada desde o começo do mês está 22,1 milímetros (mm), o que é 37,7% da média histórica do mês de junho (58,5 mm).

No Sistema Alto Tietê, o nível vem baixando há cinco dias seguidos e atingiu hoje 20,6% de sua capacidade total, com um volume de chuva em 11,3 mm, ou 20,4% do esperado (55,5 mm).

O manancial atende a 4,5 milhões de pessoas nos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, além de abastecer parcialmente, as cidades de Mauá e Mogi das Cruzes, bairros dos Pimentas e Bonsucesso, em Guarulhos e ainda parte da zona Leste da capital paulista.

No Guarapiranga, o acumulado de chuva em 16 dias alcançou 13,2 mm ou 24,6% da média histórica para todo o mês (53,7 mm). Esse sistema opera em queda e passou de 76,8 mm para 76,5 mm. No Alto Cotia, o nível ficou estável em 65,2 mm, mas é o que obteve menor captação até agora somando apenas 10,4% do total esperado para o mês (57,8 mm).

No Sistema Rio Grande, o nível passou de 89,8 mm para 89,6 mm e a pluviometria está em 12,6 mm ou 20,9% da média histórica (60,3 mm). Já no Rio Claro, onde o nível teve ligeira baixa de ontem (16) para hoje, de 55,1% para 55%, o volume de chuva é o que apresenta o segundo melhor resultado, embora também inferior ao esperado. As captações atingiram 33,2 mm ou 34,8% da média histórica para todo o mês (95,4 mm).

Editor Denise Griesinger

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-06/nivel-do-cantareira-fica-estavel-pelo-terceiro-dia-seguido

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

3122 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções