24/07/2014 | Novo presidente de Israel assume em meio a intensificação do conflito em GazaEm meio a um dos conflitos mais sangrentos dos últimos anos na Faixa de Gaza, o novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, prestou juramento hoje (24) no Parlamento de Jerusalém. Ele substitui Shimon Peres, símbolo do diálogo com palestinos e Prêmio Nobel da Paz de 1994, junto com Yitzak Rabin e Yasser Arafat.
?Em vosso nome e sob a vossa autoridade, assumo a partir deste momento a função de décimo presidente do Estado de Israel?, afirmou Rivlin perante o Parlamento, após prestar juramento com a mão sobre o Antigo Testamento. Ele foi eleito pelos deputados israelenses em 10 de junho.
Com 74 anos, Rivlin faz parte da ala mais radical do Likud, partido do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e já ocupou duas vezes a presidência do Parlamento e foi ministro das Comunicações no governo de Ariel Sharon. Rivlin é declaradamente contra a criação de um Estado palestino e defende colônias judaicas nos territórios ocupados.
Apesar da posição ?intransigente? em relação à Palestina, Rivlin também foi reconhecido, enquanto presidente do Parlamento, pela defesa da democracia, chegando a receber manifestações de apoio de setores mais à esquerda e da minoria árabe israelense.
*Com informações da Agência Lusa
Editor Nádia Francohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-07/novo-presidente-de-israel-assume-em-meio-intensificacao-do-conflito-em
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul