Reuniões dão sequência à implantação da Praça dos Esportes e da Cultura
O processo de implantação da Praça dos Esportes e da Cultura teve sequência com mais duas reuniões, promovidas nos dias 16 e 23, na Emef Dr. Marco Antonio Líbano dos Santos. Estiveram presentes os coordenadores da Unidade Gestora Local do projeto e representantes da comunidade.
O empreendimento, que será construído com os recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no trecho entre os conjuntos habitacionais Istor Luppi e José Tonolli, conta com as participações das Secretarias Municipais de Planejamento, Promoção Social, Esportes e Lazer, Defesa Social, Cultura e Turismo e Administração.
O principal ponto debatido nos encontros foi a criação de um Grupo Gestor, que será composto por representantes da comunidade e do Poder Público (sendo cinco titulares e cinco suplentes cada segmento), com a finalidade de estabelecer parcerias, fortalecer vínculos com a própria comunidade e fazer a gestão compartilhada do equipamento. Os nomes para a composição do órgão foram praticamente definidos, devendo ser confirmados nos próximos dias.
Também foi informado na oportunidade que o Governo Federal disponibilizará, em março, em curso à distância de Gestão de Equipamentos Públicos. A iniciativa será direcionada a dois gestores públicos e dois representantes da comunidade, de forma a capacitá-los para o gerenciamento e manutenção da Praça. Desenvolvido em parceria com a FGV Online, o curso terá três módulos: Gestão Compartilhada e Matricial; Gestão de Equipamentos Públicos; e Captação de Recursos e Parcerias.
A Praça dos Esportes e da Cultura foi idealizada em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça, Trabalho e Emprego, Planejamento, Orçamento e Gestão. Seu objetivo é integrar, em um mesmo espaço físico, programas, serviços e ações setoriais, como esportes, lazer, cultura, acesso à Internet e atendimento e acompanhamento dos serviços socioassistenciais, havendo ainda uma complementação dos serviços públicos oferecidos.