Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Maio de 2025
Notícia
18/02/2016 | Opas vai avaliar situação vacinal no Ceará após erradicação de sarampo

 

Uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) inicia hoje (18) no Ceará inquérito para avaliar a situação vacinal em Fortaleza e Caucaia (região metropolitana), cidades que registraram o maior número de casos de sarampo durante surto que começou em dezembro de 2013. A ação ocorre após o Ministério da Saúde ter anunciado, em setembro passado, a erradicação do sarampo no estado, que enfrentou um surto entre dezembro de 2013 e julho de 2015.  

 

Vacinação contra sarampo

Opas vai analisar vacinação no Ceará após fim de surto de sarampoValter Campanato/Agência Brasil

Durante cerca de 30 dias, os pesquisadores vão investigar a cobertura vacinal de 1.890 pessoas em dez bairros de Fortaleza e três bairros de Caucaia. As duas cidades registraram a maior parte dos casos de sarampo na época do surto. Serão avaliadas crianças nascidas entre janeiro e dezembro de 2013 e a população de 5 a 29 anos, que concentrou a metade dos casos confirmados de sarampo durante o surto e foi o público-alvo das campanhas de reforço da vacinação

Além da vacina contra o sarampo, o inquérito da Opas vai verificar também a aplicação de todas as vacinas previstas no calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças até 18 meses. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é de que a avaliação seja concluída em três meses.

Durante o período do surto de sarampo, o Ceará registrou 916 casos confimados da doença em 38 municípios. Na época, profissionais da Opas estiveram no estado participando de uma ação de vacinação em Fortaleza e Caucaia. 

Antes de dezembro de 2013, o Ceará não registrava um caso de sarampo há 12 anos.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e comum na infância. É transmitido de pessoa para pessoa ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são febre, tosse e manchas vermelhas pelo corpo.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/opas-vai-analisar-vacinacao-no-ceara-apos-erradicacao-de-sarampo

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

877 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções