10/01/2012 | Ortega toma posse hoje na Nicarágua e tem Ahmadinejad como convidado de honraO presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de 66 anos, toma posse hoje (10) pela segunda vez como chefe de Estado do país. Ele foi presidente de 1985 a 1990. O mandato dura cinco anos. Ao longo do dia, há várias cerimônias públicas e privadas. Também haverá oportunidade para Ortega discursar.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, agendou visita à América Latina de cinco dias para coincidir com a cerimônia de posse de Ortega. O presidente eleito da Nicarágua é apontado como um dos símbolos de resistência ao autoritarismo na região.
Um dos momentos considerados emocionantes ocorrerá à tarde, quando Ortega – que participou da luta armada e da Frente Sandinista de Libertação Nacional – será homenageado por admiradores e correligionários.
Com uma população de pouco mais de 5,6 milhões de habitantes, a Nicarágua foi declarada livre de analfabetismo no primeiro governo de Ortega. A economia do país se baseia principalmente na agricultura e pecuária. Em decorrência dos depósitos de material vulcânico, o solo na Nicarágua é rico e fértil.
Porém, boa parte do território nicaraguense está coberto por selva. Há também regiões ricas em ouro, prata, sal e cobre. Em geral, a prodição agrícola dos nicaraguenses baseia-se em café, algodão e banana, além de cana-de-açúcar, milho, arroz, mandioca, sorgo e feijão. É também um dos principais em criação de gado na América Central.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
27/03/2014 - Serra Negra será sede do Congresso dos Municípios
30/06/2013 - Confrontos entre aliados e opositores de Mursi matam sete no Egito
25/04/2013 - Farc agradecem apoio de americanos ao processo de paz na Colômbia
12/11/2012 - Europeus preparam semana de protestos contra medidas de austeridade