Os painéis Guerra e Paz, de Cândido Portinari, serão exibidos pela primeira vez devidamente restaurados na Fundação Memorial da América Latina, a partir de 06 de fevereiro de 2012. A notícia foi anunciada pelo próprio filho do pintor, João Candido Portinari, em solenidade da qual participaram o secretário de Cultura Andrea Matarazzo, gestores de entidades culturais, patrocinadores, membros do Projeto Portinari e funcionários do Memorial envolvidos na organização da mostra.
No Memorial, os painéis Guerra e Paz vão compartilhar o espaço com outra obra de Portinari, nâo menos importante, o painel Tiradentes, iniciando um interessante diálogo. A mostra no Memorial incluirá, ainda, cerca de cem esboços originais de "Guerra" e "Paz", que nunca foram expostos conjuntamente e audiovisuais contando a aventura de remover obras de arte gigantescas, transportá-las para o Brasil e restaurá-las, bem como documentários sobre a vida e a obra do pintor e conta com o apoio do BNDES.
Segundo João Candido Portinari, depois de São Paulo "Guerra" e "Paz" devem percorrer o mundo. Com o esperado apoio do Itamaraty, os painéis de Candido Portinari vão levar sua mensagem dramática e de esperança para os países do Bric - Rússia, China, Índia e África do Sul. Em agosto de 2013, eles voltam para o hall da sede da ONU.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.