08/07/2015 | Papa pede à América Latina que evite leis que estimulem a repressãoO papa Francisco fez nessa terça-feira (8), um apelo ao Equador e aos ?povos latino-americanos?, para que evitem ?a dolorosa memória de qualquer tipo de repressão, controle desmedido e restrição de liberdades? nas suas normas e leis.
O sumo pontífice falou na Igreja de São Francisco de Quito, durante sua viagem à América Latina, que o levará também à Bolívia e ao Paraguai.
Francisco destacou como o Equador e muitas outras nações da América Latina devem enfrentar novos desafios ?que requerem a participação de todos os setores sociais?.
?A migração, a concentração urbana, o consumismo, a crise da família, falta de trabalho, as bolsas de pobreza que geram incerteza?, bem como ?tensões que constituem uma ameaça à convivência social?, foram alguns dos exemplos que apontou.
O papa alertou que ?as normas e leis, assim como os projetos da comunidade civil, devem procurar a inclusão, abrir espaços para o diálogo, ao encontro, e assim abandonar a dolorosa memória de qualquer tipo de repressão, controle desmedido e restrição de liberdade?.
Para Francisco, a esperança de um futuro melhor para estes países começa pela criação de emprego e de crescimento econômico, ?mas que não fique nas estatísticas macroeconômicas e que [promova] um desenvolvimento sustentável que gere um consenso social, firme e coeso.?
Perante a audiência, o papa deu o exemplo de alguns países europeus, onde o desemprego juvenil se encontra entre 40 e 50%.
O sumo pontífice citou o fenômeno dos ?nem nem?, jovens que nem estudam, nem trabalham e, perante a falta de trabalho, cedem a vícios, à tristeza, à depressão, ao suicídio ou envolvem-se em projetos de ?loucura social?.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-07/papa-pede-america-latina-que-evite-leis-que-fomentem-repressao
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul