Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Maio de 2024
Notícia
31/07/2013 | Penha adquire fábrica de embalagens da multinacional Rigesa MWV
O grupo industrial brasileiro Penha assume neste 01 de agosto o controle da unidade de fabricação de embalagens de papelão ondulado (Feira de Santana, BA) que pertencia à Rigesa MWV, gigante norte americana do setor. A operação teve que ser aprovada pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, por envolver a liderança do setor no Nordeste.
 
O setor de embalagens de papelão integra grande parte da cadeia de fornecimento de bens de consumo (alimentos, calçados, químicos, farmacêuticos, eletrodomésticos, eletrônicos, etc) e é considerado um termômetro confiável de aquecimento da
economia. 
 
A aquisição permitirá ao Grupo Penha atingir fatia superior a 50% de participação no setor de embalagens de papelão ondulado na região Norte-Nordeste, um dos mercados que mais cresce no país. Segundo Carlos Edson Shiguematsu, Presidente do Grupo, “já estávamos consolidando investimentos na aquisição e modernização de
unidades produtivas em Santo Amaro e Salvador e, agora, a aquisição dessa unidade de Feira de Santana nos permitirá buscar uma maior participação no setor de embalagens de papelão ondulado”.
 
A fábrica de Feira de Santana é uma unidade industrial moderna e bem equipada, mas opera hoje abaixo do seu potencial. A Penha espera ampliar a produção e integrá-la às demais unidades situadas no Recôncavo: “A produção de embalagens de papelão ondulado no Nordeste será suprida pelo papel reciclado fabricado em Santo Amaro, diminuindo significativamente os custos logísticos do Grupo Penha e equilibrando, de forma sustentável, o ciclo produtivo na região”, afirma Maurício Andrade, Diretor Geral da Penha na Bahia e Paraná.
 
Com mais de 50 anos de existência fabricando papel e embalagens de papelão ondulado, o grupo original de Itapira (SP) produz cerca de 160 mil toneladas/ano de embalagens e é reconhecido no mercado pela rapidez, pontualidade e precisão no atendimento às encomendas dos clientes. “Com a aquisição da nova unidade essas características estarão cada vez mais presentes também no mercado Norte-Nordeste, associada ao aumento da escala de produção” assegura o Presidente.
 
Grupo Penha na Bahia: 8 anos operando de forma sustentável O Grupo Penha se instalou na Bahia em 2005 através da aquisição de unidades industriais desativadas e fazendas localizadas no Recôncavo, as quais foram modernizadas e deram origem a um sistema produtivo verticalizado e ambientalmente sustentável. O processo se inicia na aquisição de papelão descartado (132 mil toneladas anuais de aparas), que serve de matéria prima para a fabricação de papel reciclado, por sua vez utilizado na fabricação de embalagens de papelão. 
 
Sem precedentes no Brasil, o processo industrial de fabricação de papel reciclado da Penha utiliza como energia a biomassa de bambú, cultivado de forma sustentável em fazendas nos municípios de Santo Amaro, Cachoeira e São Francisco do Conde. Todas as unidades da Penha na Bahia são certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council), o que atesta o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável da Penha.
 
O grupo Penha investiu na Bahia R$ 150 milhões desde 2005, sendo R$ 20 milhões somente em 2012. Esse investimento significou a recuperação econômica da região de Santo Amaro, fortemente abatida pelo fechamento das empresas antecessoras e em grave crise social. As atividades das quatro unidades baianas (Depósito de Aparas Nossa Senhora da Penha, Penha Papéis, Penha Embalagens e Penha Agroflorestal) geram cerca de 1500 empregos diretos na região de Santo Amaro e em Salvador e mobilizam aproximadamente 28 mil pessoas em todo o estado, envolvidas direta ou indiretamente com coleta de aparas de papelão, geralmente organizados em cooperativas.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2339 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções