Desde a última segunda-feira, 6, está aberto o processo de inscrição para candidatos à eleição do Conselho Tutelar de Itapira, que irá ocorrer no dia 4 de outubro, para o mandato 2016/2019. O processo de escolha é coordenado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e irá eleger cinco titulares e cinco suplentes, com remuneração mensal de R$1.634,50. As inscrições prosseguem até dia 24 na Sala dos Conselhos, que fica no CVT (Centro de Valorização do Trabalho), na Rua Vitório Coppos, 122, no bairro São Benedito. O atendimento ocorre das 8h30 às 12 e das 13h às 15h30.
Podem se inscrever candidatos com idade superior a 21 anos, residentes em Itapira, com reconhecida idoneidade moral e comprovação de conclusão do ensino médio. No ato, será entregue uma ficha de inscrição com a relação de todos os documentos que deverão ser apresentados no decorrer do processo. O edital completo pode ser consultado no Jornal Oficial de Itapira publicado no dia 2 de abril, que também está disponível no site
www.itapira.sp.gov.br.
De acordo com a presidente do CMDCA, Rose Martucci, uma das principais mudanças no processo deste ano é que ele ocorre concomitantemente em todos os estados. “Além disso, o mandato passa de três para quatro anos, assim como os demais cargos públicos. Também é importante ressaltar que uma empresa foi especialmente contratada para conduzir todo o processo”, disse.
No dia 29, todos os inscritos serão convocados a participar de uma palestra na sede da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) para se aprofundarem sobre as funções e atribuições dos conselheiros. Depois dessa data, eles terão de fazer a entrega de todos os documentos exigidos, participar da prova escrita agendada para o dia 28 de junho e demais cursos e atividades previstos no edital. “Assim como ocorre nas eleições municipais, estaduais e federais, nenhum conselheiro pode ficar mais que dois mandatos respectivos. Portanto, uma das atuais conselheiras não pode tentar a reeleição”, explicou Rose.
No dia da eleição, podem votar todas as pessoas maiores de 18 anos e que possuem título de eleitor. Para garantir a idoneidade da eleição, será solicitada junto à Justiça Eleitoral a disponibilização de urnas eletrônicas. A posse do novo conselho ocorre no dia 10 de fevereiro.