Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
12/08/2014 | Programa de assistência para cafeicultores ganha primeiras adesões

Praticamente 30 dias de­pois da realização de um encontro patrocinado pelo Ministério do Desenvolvi­mento Agrário na Casa da Agricultura com a finalidade de atrair agricultores familia­res que cultivam café, come­çam a aparecer os primeiros resultados deste esforço que envolve também o apoio da Prefeitura e da Casa da Agri­cultura. Na noite de quinta­-feira, 07, foi promovido um novo encontro - o primeiro ocorreu no dia 10 de julho -, desta feita com interessados.

Segundo Ivo Marcos Peres Faria, engenheiro-chefe da Casa da Agricultura, dos 18 agricultores que comparece­ram ao evento, pelo menos 12 demostraram interesse em receber orientações técnicas da equipe do IBS , o Instituto Biosistêmico, que cuida da implantação do programa. A técnica-agropecuária Rubia Pinheiro, dos quadros do IBS, veio a Itapira para dar andamento nas consultas.

Basicamente, o programa oferece um tipo de capacita­ção para melhorar a eficiên­cia e a produtividade destas propriedades e capacita os interessados a obterem documentos essenciais, por exemplo, para participarem da chamada para vender sua produção para órgãos do próprio governo fede­ral. Faria lembra ainda que este tipo de assistência tem como um dos seus principais objetivos romper com um comportamento comum a pequenos agricultores , arredios a iniciativas que objetivem algum tipo de associação entre eles. “ Em regiões como o sul do país, o associativismo é mais co­mum. Aqui no Sudeste, prin­cipalmente em São Paulo, esta prática é rara. O governo federal trilha uma opção em tentar organizar estes proprietários”, explicou.

José Alair de Oliveira, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Am­biente, também presente ao encontro, classificou a iniciativa como sendo muito válida e promete ajudar naquilo que for pos­sível. Uma das ideias seria por exemplo patrocinar a ida dos participantes a projetos que já estão em andamento. Faria acha outros cafeicultores po­derão se interessar mais pela iniciativa a partir do momento em que for pos­sível visualizar resultados práticos.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1111 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções