Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
18/06/2013 | Qualitas focaliza indústria pesada para desenvolver novos equipamentos

 

 
Quando começou efetivamente suas operações aqui em Itapira há 12 anos atrás, a Qualitas era uma empresa sinônimo de ventiladores. O que pouca gente atentava era que em sua missão empresarial, além de fabricar sistemas de ventilação, fabricava também  sistemas de exaustão. O advento  da chegada de equipamentos  chineses inundando o mercado nacional com mais intensidade a partir de meados da década passada, acabou provocando uma mudança de estratégia por parte da direção da empresa e o segundo item  passou a ganhar maior importância dentro do planejamento estratégico da Qualitas nos últimos anos.
 
Os empresários Paulo Stivalli Junior e José Galdeano passaram  desde então a prospectar negócios em nichos antes ignorados e o maior sintoma desta transformação foi a participação da empresa nesta semana na Brasil OffShore, o maior  evento corporativo empresarial do setor da exploração de gás e petróleo do país, realizada a cada dois anos na cidade fluminense de Macaé. Detalhe: Itapira também esteve representada neste acontecimento pela IMBIL, que é fornecedora de bombas para a Petrobrás.
 
Voltando à questão do que a Qualitas estava fazendo em meio a pesos-pesados da indústria petroquímica nacional e internacional,Stivalli fala que é o resultado na mudança de escopo que vem sendo introduzida nos últimos três anos.  A empresa já comercializa sistemas de exaustão utilizados por empresas do setor com diversas finalidades, do resfriamento de componentes à eliminação de partículas poluentes no ambiente de trabalho.
 
Stivalli esclarece que de forma alguma abandonou a fabricação de componente menores ( ventiladores) mas que  sua empresa vem paulatinamente aumentando o investimento em pesquisa para o desenvolvimento de produtos que atendam áreas específicas. “  Já chegamos a fabricar 16 mil micro-ventiladores num único mês, hoje mal chegamos a 3 mil”, compara.
 
Por detrás desta estratégia existe todo um trabalho de aprimoramento  de seu sistema de gestão que em alguns casos implica necessariamente em receber orientação dos clientes com relação à forma com que estes equipamentos devem ser fabricados, conforme suas especificações. Além da indústria naval,  a Qualitas vem atendendo o setor de linhas elétricas fornecendo equipamentos que resfriam transformadores de alta voltagem.
 
Marketing
 
Tamanha  mudança de foco exigiu  um  considerável aporte de recursos para investir não só em pesquisa, mas também em divulgação. A Qualitas vem dinamizando seu setor de Marketing e Fernanda Neira Stivalli, uma das filhas de Paulo, vem  , como se diz no jargão futebolístico,  “ batendo um bolão” ajudando a formatar a nova imagem da empresa.  A  participação na Brasil Offshore deve ser seguida de outras medidas de divulgação. “ Temos canalizado recursos para estampar nossa logomarca em revistas especializadas e a participação em Feiras importante é  uma estratégia  que embora tenha um custo vultuoso para uma empresa do tamanho da nossa, se torna indispensável nesta nossa estratégia de popularização de nossos produtos”, finalizou Stivalli.
 
 
Stivalli: investimentos em inovação
 
Empresa marca presença na Brasil Offshore
 
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

657 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções