27/08/2014 | República do Congo tem 24 casos de ebola, diz Organização Mundial da SaúdeA República Democrática do Congo já tem 24 casos de contaminação pelo vírus ebola, incluindo 13 mortes, divulgou hoje (27) a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a princípio a entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que não há relação entre esses casos, registrados na província congolesa de Equateur, e os da Libéria, Nigéria, Guiné e de Serra Leoa.

A República Democrática do Congo registrou 24 casos do ebola
Segundo informações da OMS, tudo indica que o primeiro caso de contaminação foi de uma mulher grávida, que preparou um animal caçado pelo marido. Ela ficou doente, com os sintomas do vírus ebola, e no dia 11 de agosto morreu, ainda sem o diagnóstico da doença.
Na semana seguinte à morte da mulher grávida, profissionais de saúde que tiveram contato com ela, além de parentes, também apresentaram sintomas da doença.
O Ministério da Saúde do Congo está rastreando possíveis contatos que os contaminados tiveram para evitar maior disseminação da doença, e acompanha 80 pessoas de perto, com base em experiências anteriores, pois este é o sétimo surto de ebola no país, onde o vírus surgiu pela primeira vez em 1976, quando o país ainda era conhecido como Zaire.
A OMS ressalta que não recomenda restrições de viagem, indo para ou partindo do país, exceto nos casos em que a pessoa tenha a doença confirmada ou se trate de suspeitos de infecção com ebola ou tiveram contato com doentes.
O ministro da Saúde do Congo, Félix Kabange, disse que, infelizmente, os resultados das análises de oito amostras de pessoas contaminadas são positivos, e trata-se de outra cepa do vírus.

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul