Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2025
Notícia
22/07/2015 | Satisfação dos consumidores de energia registra queda, mostra pesquisa
Pesquisa da Firjan aponta crescimento do custo médio da energia elétrica para o setor da indústria

Segundo a pesquisa, os consumidores mais insatisfeitos estão nas regiões Norte e Centro-OesteArquivo/Agência Brasil

Os consumidores residenciais de energia elétrica estão menos satisfeitos com os serviços prestados pelas concessionárias de energia em 2015. No ano passado, o índice de satisfação era de 78,9%, este ano, caiu para 77,3%, pior resultado desde 2011 quando 76,7% dos consumidores do país avaliaram positivamente o serviço. Os dados estão na pesquisa anual da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), divulgada hoje (22).

Segundo a pesquisa, os consumidores mais insatisfeitos estão nas regiões Norte e Centro-Oeste. De 2014 para 2015, o índice caiu de 74,6% para 68,4%. ?No Norte, nós tivemos uma série de fatores, eventos climáticos que prejudicaram o desempenho das distribuidoras?, justificou o presidente da Abradee, Nelson Leite.

No Sul, onde historicamente o serviço das distribuidoras é mais bem avaliado, este ano, também houve queda na avaliação positiva de 85,7%, em 2014, para 83,9%. Na Região Sudeste o índice se manteve estável em 77,3%. O Nordeste foi a única região brasileira que registrou melhora na avaliação: de 77,9%, em 2014, para 78,1% em 2015.

Já que as distribuidoras não tem autonomia para fixar o preço da tarifa, o que é feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a pesquisa não considera o preço da energia, apenas a qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras sob diversos aspectos, o principal deles é a qualidade do fornecimento de energia.

O presidente da Abradee avalia que a revisão tarifaria de energia aplicada no começo de 2015 não influenciou diretamente no resultado da pesquisa. O levantamento foi feito de fevereiro a março, antes dos efeitos das altas de tarifas, mas já sob o regime de bandeiras tarifárias.

A pesquisa ouviu consumidores de mais de 39 mil residências em 1.280 municípios de todas as regiões do país e tem margem de erro de 1,3 ponto porcentual, para mais ou para menos. A Abradee reúne 42 concessionárias de distribuição de energia ? estatais e privadas ? que juntas são responsáveis pelo atendimento de 98% dos consumidores brasileiros.

Editor Valéria Aguiar

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-07/satisfacao-dos-consumidores-de-energia-registra-queda-diz-pesquisa

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2423 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções