Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
10/09/2014 | Sebrae-SP levará amostras de café de pequenos produtores para o 9º Espaço Café Brasil que será realizado em Belo Horizonte.

 

Um grupo de pequenos produtores rurais do Circuito das Águas Paulista que produzem cafés especiais se prepara para dar os primeiros passos rumo ao mercado internacional. Por meio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas, amostras dos grãos produzidos na região serão apresentados no 9º Espaço Café Brasil, principal evento do setor cafeeiro no Brasil que acontece este ano em Belo Horizonte, de 15 a 18 de setembro.

 

Por meio da aplicação de uma clínica de preparação em Serra Negra, realizada por produtores da região juntamente aos consultores do Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas, em parceria com o Sindicato Rural de Amparo e a Casa da Agricultura de Socorro, foram selecionadas seis amostras de cafés especiais que serão levadas para o evento em Minas Gerais. As amostras foram escolhidas a partir da seleção de grãos, processo de torra, moagem e avaliação sensorial da bebida.

Diferente do café tradicional, os grãos especiais têm atributos de qualidade excepcionais e resultam em bebidas muito aromáticas, sem amargor. Enquanto o cultivo do café tradicional se dá em altitudes inferiores a 1.000 metros, para produção de grãos especiais é necessária altitude superior, o que favorece o Circuito das Águas Paulista, onde o plantio ocorre em áreas de até 1.300 metros de altitude e as condições climáticas são favoráveis. Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais, os grãos especiais representam cerca de 8% da produção nacional de café.   

“A região produz cafés de excelente qualidade e em condições de atrair o mercado internacional. Com as ferramentas do Sebrae-SP e a capacitação dos produtores, a meta é tornar a região uma referência”, afirmou o gerente Regional do Sebrae-SP Campinas, José Carlos Cavalcante.           

Segundo Cintia Maretto e Sizinio Augusto Guimarães Neto da equipe de Agronegócio do Sebrae-SP em Campinas, o Espaço Café Brasil reúne compradores internacionais do mundo todo. “Vamos disponibilizar as amostras que estão embaladas em sachês com o rótulo do Circuito das Águas Paulista para estes compradores”, explicou a Cintia.

No Circuito das Águas Paulista, os municípios de Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro são os principais produtores da região, e todos estão ligados pela historia e cultura do café. As fazendas de café dominaram a região desde o período áureo da produção cafeeira, entre o final do século XIX e início do século XX. A tradição do cultivo do café se mantém em várias propriedades, especialmente entre os pequenos produtores rurais.

Por meio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas, cerca de 30 produtores participam de atividades de capacitação, aplicadas por consultores de Agronegócio, sendo que parte do grupo recebeu consultoria tecnológica pelo programa Sebraetec, visando o aperfeiçoamento da produção em aspectos como a colheita, manejo, armazenamento e processamento, além de capacitação em gestão e associativismo.   

Sobre a Feira

 

A 9ª edição do Espaço Café Brasil será realizada durante a Semana Internacional do Café 2014, de 15 a 18 de setembro, no Expominas. O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, pelo Sebrae Nacional e pela Café Editora e com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura.

 

O evento reúne produtores, cooperativas, indústrias, equipamentos, produtos, profissionais do mercado e compradores internacionais e conta com a exposição de produtos, serviços e equipamentos, bem como promove seminários, palestras, workshops, rodadas de negócios, salas de cupping (degustação) e campeonatos de baristas.

No ano passado, a feira recebeu 12 mil visitantes de 25 estados brasileiros e mais de 70 países, com a participação de 150 compradores de café nacionais e internacionais.  Foram gerados R$ 24 milhões de negócios diretos e mais R$ 50 milhões pós-feira.:

 

Com informações de Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP

Miriam Bizarro

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

679 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções