Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
14/09/2013 | Secretário-geral da ONU e líderes europeus elogiam acordo para fim de armas químicas na Síria

Da Agência Lusa
 

Lisboa – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e os governos de França, do Reino Unido e da Alemanha saudaram hoje (14) o acordo entre os Estados Unidos e a Rússia para eliminação das armas químicas sírias. Ban Ki-moon  manifestou esperança de que o acordo conduza "a esforços para acabar com o terrível sofrimento" da população síria e ajude a implementar uma solução política para a crise.

Também o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, elogiou o acordo fechado pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Laprov, em Genebra, na Suíça, classificando-o de "um passo importante".

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, publicou no Twitter mensagem de apoio ao acordo. “Falei com o secretário de Estado John Kerry. O Reino Unidos saúda o acordo Estados Unidos-Rússia sobre armas químicas na Síria. Agora deve ter lugar o trabalho urgente na sua implementação”, escreveu Hague na rede social.

Da mesma forma, o governo alemão elogiou o acordo e manifestou confiança no surgimento de oportunidades para uma solução política do conflito. "Saúdo o acordo para o controle, sem demora, do arsenal químico da Síria", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle. "As palavras" devem agora ser seguidas por "atos", destaca comunicado do ministro.

O acordo fechado pelos Estados Unidos e a Rússia neste sábado para eliminação das armas químicas da Síria dá uma semana ao governo de Bashar Al Assad para apresentar a lista dessas armas além de prever a adoção de uma resolução da ONU que trata do uso da força.

Segundo a ONU, o conflito na Síria, onde a contestação popular ao regime degenerou em guerra civil, fez mais de 100 mil mortos desde 2011 e perto de dois milhões de refugiados, que têm sido acolhidos sobretudo na Jordânia, Turquia e Líbano.

 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-14/secretario-geral-da-onu-e-lideres-europeus-elogiam-acordo-para-fim-de-armas-quimicas-na-siria

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

970 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções